14ª Jornada
Castores trazem um ponto de Belém (1-1)
O FC Paços de Ferreira voltou a pontuar na Liga fora da Mata Real, trazendo de Belém um ponto que acabou por saber a pouco. Os Castores estiveram a vencer até nove minutos do final da partida, altura em que sofreram a igualdade, em partida marcada pela utilização de um critério pouco coerente por parte do árbitro Hélder Malheiro.
Jogando num Estádio que lhe é tradicionalmente favorável em jogos do campeonato, os Castores entraram com vontade de confirmar esse estatuto. A equipa quis ter a bola e lançar Welthon e Mabil no ataque à baliza de Muriel. E foi isso que aconteceu aos 14′ quando Welthon se isolou e após tentar driblar o guarda-redes do Belenenses foi claramente derrubado na área, em lance que não deixou dúvidas a ninguém… exceto a Hélder Malheiro. Que obteve a opinião do vídeo-árbitro, quis tirar as suas próprias dúvidas e, incrivelmente, mandou seguir a partida sem assinalar a inquestionável grande penalidade. Um lance que poderia ter mudado o rumo do jogo e do resultado final. O Paços continuou com sinal mais e, aos 20′, Mabil cruzou da direita com a bola a passar pela frente dos avançados pacenses que não chegaram a tempo de encostar para a baliza. O jogo teve poucas situações de golo e, no primeiro tempo, o Belenenses apenas dispôs de uma em cabeceamento perigoso de Jesús Hernandez (39′). A um minuto do intervalo o Paços chegou à vantagem. Após um pontapé de canto a bola chegou aos pés de Pedrinho à entrada da área e este rematou muito forte, contando ainda com o desvio em Florent para fazer a bola entrar na baliza. O Paços seguiu a vencer para o intervalo e foi a equipa que mais fez por isso.
A segunda parte trouxe um Belenenses mais ofensivo e um Paços a resguardar a vantagem no resultado. Os azuis criaram a primeira situação de perigo em remate de Diogo Viana que saiu a rasar o poste de Mário Felgueiras. A lesão de Welthon e as sucessivas faltas marcadas “por tudo e por nada” começaram a favorecer bastante o jogo direto dos azuis, que reforçaram o ataque com Maurídes e Tiago Caeiro. Apesar da pressão, a defesa pacense foi dando conta do recado, apenas faltando à equipa maior serenidade e discernimento na hora de sair para o ataque. Só as iniciativas individuais de Pedrinho iam causando perigo ao Belenenses. A persistência azul acabou lhes trazer a igualdade, com Yebda a cabecear na pequena área sem hipótese de defesa para o guarda-redes pacense. Daí até final o Paços segurou bem o ponto, até porque Hélder Malheiro voltou a ser protagonista ao expulsar Luiz Phellype com um segundo cartão amarelo que ninguém compreendeu e ao dar oito minutos de desconto que chegaram aos nove! Mesmo assim, o Paços segurou um ponto, conquistado em condições que lhe foram completamente adversas.
Um ponto que moraliza a equipa para o confronto com o Boavista, marcado para sexta-feira (20h30) no Estádio Capital do Móvel.
Estádio: Restelo (Lisboa)
Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa), auxiliado por Bruno Jesus e Tiago Rocha.
Disciplina: Cartão Amarelo: João Góis (41′); Mário Felgueiras (65′); Quiñones (90’+1); André Geraldes (90’+7). Duplo Amarelo: Luiz Phellype (86′ e 88′).
BELENENSES: Muriel; Geraldes, Gonçalo Silva, Nuno Tomás e Florent; Diogo Viana, Benny (Maurídes, 45′), Yebda e André Sousa; Fredy (Bouba Saré, 62′) e Jesús Hernandez (Tiago Caeiro, 66′).
Não utilizados: Filipe Mendes; Pereirinha, Roni e Claylton.
Treinador: Domingos Paciência
FC PAÇOS DE FERREIRA: Mário Felgueiras; Bruno Santos, Miguel Vieira, Marco Baixinho e João Góis; André Leão, Pedrinho, Vasco Rocha (Luiz Phellype, 65′) e Xavier (Quiñones, 82′); Mabil e Welthon (Gian Martins, 57′).
Não utilizados: Rafael Defendi; Ricardo, André Leal e Hendrio.
Treinador: Petit
Ao intervalo: 0-1
Resultado Final: 1-1
Marcadores: 0-1 Pedrinho (44′); 1-1 Yebda (81′).
