19ª Jornada Liga NOS
Paços com vitória categórica nas Aves (2-0)
O Paços estreou-se a vencer fora do seu terreno esta temporada, no jogo que marcou também a estreia de João Henriques no comando técnico da equipa. Os Castores deslocaram-se à Vila das Aves e construíram um triunfo (2-0) que teve tanto de categórico como de merecido. A fase menos boa que a equipa atravessava no campeonato acabou por nem sequer ser recordada, face à forma autoritária e dinâmica como os atletas entraram na partida. Não estranhou, pois, que logo aos 7 minutos o Paços tenha feito o primeiro golo do jogo. Pedrinho bateu com conta peso e medida um pontapé de canto, para o desvio perfeito de Miguel Veira rumo à baliza, provocando a primeira explosão de alegria entre os muitos adeptos que corresponderam ao apelo do novo treinador e marcaram presença nas Aves para apoiarem os atletas. A equipa pacense estava claramente por cima do jogo e, à meia hora, dispôs de uma grande oportunidade de ampliar o marcador. Bruno Moreira fico só perante Adriano Fachini, mas o forte remate rumo ao golo, teve a instintiva intervenção do guarda-redes avense a evitar os festejos. Neste primeiro tempo o Aves pouco incomodou os defensores pacenses, que se mostraram sempre concentrados e decididos no momento certo, como aconteceu aos 34′ minutos com Miguel Vieira a dar o corpo para evitar que a bola chegasse à baliza.
A segunda parte trouxe um Aves mais ofensivo, instalando-se no meio-campo pacense em busca da igualdade. No entanto, o espírito de entreajuda dos pacenses foi sempre enorme, reforçado com os homens que o Mr. João Henriques lançou em campo. A jogada de maior perigo do Aves aconteceu de livre direto (76′) com Tissone a obrigar Rafael Defendi a fazer uma grande intervenção para negar o golo. O Paços teve mais situações para ampliar o marcador, começando no remate em arco de Xavier (68′), que passou a rasar o poste de Fachini. Adivinhava-se, pois, o golo da tranquilidade pacense, que surgiu aos 79′. Passe magistral de André Leal para a desmarcação de Bruno Moreira e o letal avançado dos Castores a finalizar com classe, elevando o resultado para 2-0. Daí até final só deu Paços, com Bruno Moreira e Pedrinho a terem boas situações para tornar mais expressivo o resultado. Foi a melhor exibição pacense da época fora de casa e provou que a classe dos atletas está lá, sendo muito bem aproveitada neste batismo do Mr. João Henriques na I Liga ao comando dos Castores. Os adeptos que apoiaram a equipa ao longo de todo o jogo também mereceram ter espelhada no rosto a felicidade que o triunfo trouxe ao plantel.
A equipa volta a jogar para a Liga na 2ª feira, dia 29 de janeiro, recebendo na Mata Real o CD Feirense, em jogo da 20ª jornada da Liga NOS.
Estádio: CD Aves
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa), auxiliado por Ricardo Santos e Nuno Roque.
Disciplina: Cartão Amarelo: Sami (42′); Rodrigo Defendi (44′); André Leão (45’+1); Ricardo (74′); Rafael Defendi (76′); Quiñones (82′); Tissone (85′); Xavier (88′).
CA AVES: Adriano Fachini; Rodrigo Soares, Ponck, Rodrigo Defendi e Nélson Lenho; Falcão, Diego Galo (Tissone, 20′), Sami (Ryan Gould, 74′) e Paulo Machado (Arango, 45′); Amilton e Derley.
Não utilizados: Quim; Nildo Petrolina, Falcone e Salvador Agra.
Treinador: Lito Vidigal
FC PAÇOS DE FERREIRA: Rafael Defendi; Bruno Santos, Miguel Vieira (Rui Correira, 65′), Ricardo e Quiñones; André Leão (Vasco Rocha, 58′), Gian (Luiz Phellype, 52′) e Pedrinho; Rúben Micael (André Leal, 55′), Bruno Moreira (Mabil, 67′) e Xavier.
Não utilizados: Mário Felgueiras; João Góis, Mabil e Luiz Phellype.
Treinador: João Henriques
Ao intervalo: 0-1
Resultado Final: 0-2
Marcadores: 0-1 Miguel Vieira (7′); 0-2 Bruno Moreira (79′);
