Castores não passam em Alvalade (2-0)
29ª Jornada Liga NOS
O FC Paços de Ferreira não conseguiu passar incólume a uma derrota em Alvalade, sofrendo um desaire (2-0), após três resultados positivos na Liga (VEV). Os Castores entraram bem no jogo e tiveram as melhores ações ofensivas no primeiro quarto de hora da partida. Xavier, aos 11’ e na sequência de um livre na lateral da área obrigou Rui Patrício a defender com dificuldade para canto. O mesmo foi cobrado por Pedrinho e Miguel Vieira desviou ao primeiro poste por cima da trave. A equipa leonina jogava a ritmo baixo, mas passado esse período inicial acabou por chegar ao golo. Um lançamento feito por um jogador do Sporting largos metros à frente do local aonde a bola tinha saído, resultou num cruzamento para a área pacense onde um primeiro desvio levou a bola até à cabeça de Bas Dost que entrou com tudo sobre Filipe Ferreira para meter a bola na baliza. De forma um tanto injusta a equipa leonina colocou-se em vantagem e abalou com a estratégia pacense, pelo que até ao intervalo pertenceram exclusivamente ao Sporting as situações de maior perigo do jogo.
A segunda parte iniciou-se na mesma toada e foi uma intervenção por instinto de Mário Felgueiras que negou o segundo golo leonino. Respondeu o Paços com um cabeceamento de Luiz Phellype sob a baliza de Rui Patrício e seria o avançado brasileiro a chegar por uma última vez à baliza adversária (62’), quando bateu um livre forte mas à figura do guarda-redes leonino. Logo a seguir surgiu o segundo golo do Sporting, que praticamente definiu o resultado final e o restante da partida. A defensiva pacense hesitou em afastar a bola e Gelson Martins acabou por se isolar e servir atrasado Bryan Ruiz que concluiu de forma colocada para a baliza. Estávamos a 25 minutos do final da partida e daí para a frente poucos registos houve mais para realçar. Acresce-se o facto dos Castores terem sofrido a lesão do guarda-redes Mário Felgueiras a dez minutos do final e quando já tinham as três substituições efetuadas. Tal obrigou o central Rui Correia a calçar as luvas e assumir a baliza, acabando por não ter qualquer situação complicada para resolver e ajudando a manter o 2-0 final.
O resultado não foi o desejado, mas a equipa voltou a dar mostras de que tem potencial mais do que suficiente para conseguir o objetivo da temporada. O próximo teste está marcado para sexta-feira (20h30), no Estádio Capital do Móvel, frente ao SC Braga.
Estádio Alvalade XXI
Árbitro: Bruno Esteves, auxiliado por Rui Teixeira e Rui Cidade
Disciplina: Cartão Amarelo: Luiz Phellype (37’); Acuña (64’) e Rafael Assis (86’)
SPORTING CP: Rui Patrício; Ristovski, Coates, Mathieu e Acuña; Battaglia, Wendel (Lumor, 67’), Bruno Fernandes (João Palhinha, 87’) e Bryan Ruiz (Montero, 84’); Gelson Martins e Bas Dost.
Não utilizados: Salin; André Pinto, Misic e Doumbia.
FC PAÇOS DE FERREIRA: Mário Felgueiras; João Góis, Rui Correia, Miguel Vieira e Filipe Ferreira; Assis, Rúben Micael (Vasco Rocha, 75) e Pedrinho; Mabil (Quiñones, 57’), Luiz Phellype (Bruno Moreira, 73’) e Xavier.
Não utilizados: Rafael Defendi; André Leal, Ricardo e Gian Martins.
Ao intervalo: 1-0
Resultado Final: 2-0
Marcadores: 1-0 Bas Dost (19’); 2-0 Bryan Ruiz (65’)
