Derby do Vale do Sousa
Paços recebe o Penafiel no domingo
Carimbada a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, as atenções voltam a centrar-se na Ledman LigaPro. Domingo, às 11h15, os Castores recebem o seu adversário geograficamente mais próximo, neste campeonato, para aquele que será o derby do Vale do Sousa. Frente ao FC Penafiel, regressar às vitórias e não deixar o topo da tabela é o passo que se segue.
Foi a 8 de fevereiro de 2015 que as duas equipas se encontraram pela última vez. A partida, relativa a 20ª jornada da Liga NOS 2014/2015, terminou com uma vitória dos pacenses por 2-1, depois de uma reviravolta no marcador. Aos 61’, João Martins fez o 0-1. A dois minutos do término do encontro, Cícero estabeleceu o empate e, já em cima do apito final, Hélder Ferreira marcou na própria baliza, garantindo, assim, os três pontos para a formação da Capital do Móvel. No total, FC Paços de Ferreira e FC Penafiel já se defrontaram 34 vezes, com vantagem para os pacenses: 13 vitórias, 12 empates, 9 derrotas, 37 golos marcados e 36 sofridos.
E se o primeiro jogo oficial entre os Castores e os rubro-negros foi na época 1974/1975, para a II Divisão Zona Norte, a verdade é que a história entre os dois clubes permite que se recuem mais vinte anos. A 13 de março de 1953, quando os pacenses eram ainda, de facto, vascaínos, o então FC Vasco da Gama discutiu com o FC Penafiel o título da série A da III Divisão Regional e, consequentemente, o apuramento para a fase final do campeonato. Segundo os registos da época, cerca de 15000 pessoas viram a partida que sagrou o Vasco da Gama campeão, após um golo marcado por Pereira aos 87 minutos. Estava assim conquistado o primeiro título da história do clube, três anos depois da sua criação.
À entrada para a décima jornada, os penafidelenses ocupam o sétimo lugar com 14 pontos, depois de quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Têm nove golos marcados e apenas seis sofridos, sendo assim a segunda melhor defesa da Segunda Liga, atrás, precisamente, dos Castores. No último fim de semana foram eliminados da Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal (4-1), tendo o golo sido marcado aos 80’, já o marcador registava 4-0. Até chegar a esta eliminatória, a equipa de Armando Evangelista tinha afastado o CD Trofense (2-3) e a AD Fafe (2-4 nas grandes penalidades, depois de um empate a zeros).
Marcos Valente e Caetano já vestiram a camisola do adversário. O defesa pacense alinhou pelas equipas de sub-17 e de sub-19 dos rubro-negros e fez também alguns jogos pela formação principal, na época 2012/2013. Já o avançado passou pelo Paços entre 2010 e 2014, chegando ao Penafiel na temporada passada. Apesar de não ser a principal aposta do seu treinador, tem sido suplente utilizado por várias vezes.
O técnico Vítor Oliveira não poderá contar com Barnes Osei, que se juntou aos indisponíveis André Leão e Nininho, por lesão.
Para que possam assistir a esta partida, os sócios devem apresentar a quota 11. Para o Público Geral, o preço dos bilhetes é de 5€ para a Bancada Topo Nascente e de 15€ para a Bancada Central. Estudantes do concelho de Paços de Ferreira com menos de 18 anos têm entrada gratuita (porta 4), desde que apresentem o Cartão de Estudante à entrada. Os adeptos visitantes ficarão na Bancada Topo Sul (porta 2).
