De volta ao 1º lugar na Liga
Triunfo seguro do Paços sobre o Penafiel (2-0)
O FC Paços de Ferreira reiniciou os jogos da Liga em grande, vencendo de forma segura o FC Penafiel, por 2-0. Os Castores definiram o resultado no início da segunda parte, altura em que no espaço de seis minutos Wagner e Luiz Phellype marcaram os golos do encontro.
O derby do Vale do Sousa apresentou uma casa composta para receber duas das boas equipas da competição e o espetáculo acabou por não defraudar as expetativas. O Paços entrou mais forte no encontro e assumiu desde logo o seu favoritismo à vitória, mas o bom futebol praticado não tinha a devida correspondência em oportunidades criadas, tanto que apenas aos 17 minutos surgiu o primeiro lance perigoso e para a equipa visitante, com Luís Pedro a rematar rente à trave da baliza de Ricardo Ribeiro. O Paços respondeu à meia-hora através de livre perigoso de Bruno Teles. Começou então a despontar a velocidade de Uilton, que causou inúmeros problemas à defensiva penafidelense. Foi dele um cruzamento rasteiro para Pedrinho (31′), que um defensor cortou de carrinho para canto. Em jogada idêntica (36′) Wagner cruzou para o cabeceamento de Pedrinho à figura de José Costa. Em cima do intervalo, uma excelente tabela ofensiva entre Uilton e Luiz Phellype, permitiu que este se isolasse, mas a rápida intervenção do guarda-redes do Penafiel evitou o golo, que os Castores já justificavam.
A segunda parte começou com sinal mais do Penafiel, que dispôs da sua melhor oportunidade no encontro logo aos 47′. Vasco Braga bateu um livre de junto à linha lateral para o interior da área e a trajetória da bola acabou por fazê-la bater na trave de Ricardo Ribeiro. Foi o sinal da alerta para a equipa pacense, que dez minutos depois chegaria ao golo. Diaby ganhou a bola no seu meio-campo e serviu Luiz Phellype, que deu para Pedrinho e este abriu na esquerda para Wagner. O extremo pacense fletiu para o interior da área e rematou forte rente ao primeiro poste, fazendo um golo de belo efeito. Estava inaugurado o marcador e o Estádio Capital do Móvel voltaria a levantar-se seis minutos depois, com os mesmo protagonistas. Wagner ganhou a linha de fundo sobre a esquerda e arrancou um cruzamento milimétrico para a cabeça de Luiz Phelype. O avançado brasileiro, com força e colocação, meteu a bola no fundo das redes penafidelenses. O 2-0 deixou a equipa mais tranquila e praticamente sentenciou o jogo. Daí para a frente o Paços geriu com qualidade a vantagem e dispôs de outras situações para ampliar o marcador, perante um Penafiel que tentou reagir mas sem clarividência para causar mossa.
Foi uma excelente vitória do Paços e que recolocou a equipa no 1º lugar da classificação da Ledman LigaPRO, mesmo com uma partida a menos do que os seus adversários diretos. Seguem-se dois compromissos na próxima semana. Na quarta-feira (20h15) os Castores jogam no Estádio da Luz para a Taça da Liga e no domingo (15h00) deslocam-se a Aveiro para defrontar a UD Oliverense, na 11ª jornada da Liga.
ESTÁDIO: Capital do Móvel
ÁRBITRO: Luís Godinho (Évora), auxiliado por Jorge Cruz e Valter Rufo.
Disciplina; Cartão Amarelo; João Paulo (55′); Diaby (73′); Ludovic (74′); Romeu Ribeiro (79′); Luís Pedro (81’) e Ricardo Ribeiro (90′).
FC PAÇOS DE FERREIRA: Ricardo Ribeiro; Bruno Santos, Marco Baixinho, Junior Pius e Bruno Teles; Diaby, Luiz Carlos e Pedrinho (Vasco Rocha, 87′); Uilton, Luiz Phellype (Douglas Tanque, 84′) e Wagner (Fatai, 82′).
Não utilizados: Carlos Henriques; Marcos Valente, Christian e Paul Ayongo.
FC PENAFIEL: José Costa; Pedro Lemos, Luís Pedro, João Paulo e D. Martins; Tiago (Areias, 72′), Romeu Ribeiro e Vasco Braga (Márcio M., 89′); Caetano (Cristian M., 62′), Pires e Ludovic.
Não utilizados: Ivo; Leandro, Vini e Rafa Sousa.
Treinador: Armando Evangelista
Ao intervalo: 0-0
Resultado Final: 2-0
Marcador: 1-0 Wagner (57′); 2-0 Luiz Phellype (63′)
