O regresso da Allianz Cup

Benfica é o adversário da segunda jornada

Na primeira ronda da Taça da Liga, o FC Paços de Ferreira empatou a zeros, na Capital do Móvel, frente ao CD Aves. Já o SL Benfica recebeu e venceu o Rio Ave FC por 2-1. Amanhã, às 20h15, as duas equipas encontram-se no Estádio da Luz para disputarem a segunda jornada da fase de grupos.

Esta não é a primeira vez que Águias e Castores estarão frente a frente na Taça da Liga, não tivessem já marcado presença numa final da competição. No dia 23 de abril de 2011, o Estádio Cidade de Coimbra recebeu o último encontro da quarta edição da prova, que opôs pacenses e benfiquistas, e que terminou com a vitória do SL Benfica por 1-2. Ao intervalo, os Encarnados venciam por 0-2, com golos de Franco Jara e Javi García, até que, aos 51’, Luisão marcou na própria baliza, fixando, assim, o resultado final. Nessa altura, Rui Vitória, atualmente no comando das Águias, era o treinador da equipa do FC Paços de Ferreira. Para além da final de 2011, Paços e Benfica encontraram-se também na edição de 2016/2017, quando ficaram no Grupo D (1º SL Benfica, 9 pontos; 2º Vitória SC, 4 pontos; 3º FC Paços de Ferreira, 2 pontos; 4º FC Vizela, 1 ponto).

A equipa da Luz é a detentora do maior número de troféus desta competição, somando um total de sete. Para além da final vencida frente à equipa da Capital do Móvel, também levaram a melhor contra o Sporting CP, FC Porto, Gil Vicente FC, Rio Ave FC e CS Marítimo (duas vezes).

Nesta temporada, o SL Benfica segue na quarta posição da Liga NOS com 23 pontos, menos quatro do que o líder FC Porto. Após sete vitórias, dois empates e duas derrotas, registam-se 11 golos sofridos e 23 golos marcados, o que lhe garante o estatuto de melhor ataque do campeonato. Na Taça de Portugal carimbou o passaporte para os oitavos de final, onde vai ter pela frente o CDC Montalegre, e na Taça da Liga é o segundo do grupo, com menos um jogo. Já no patamar internacional, apesar de ainda faltar realizar uma partida, os Encarnados estão afastados da próxima fase da Liga dos Campeões, garantindo, contudo, um lugar na Liga Europa.

Estes dois clubes tiveram o seu primeiro jogo oficial em 1983, a contar para os dezasseis avos de final da Taça de Portugal. Desde aí, defrontaram-se mais 46 vezes, com uma clara vantagem a cair para o lado das Águias: 38 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. O último encontro foi no dia 24 de fevereiro deste ano, para a 24ª jornada da Liga NOS. Os Castores entraram bem na partida e, logo aos nove minutos, Luiz Phellype inaugurou o marcador. A tarefa não foi nada fácil para os lisboetas, que só aos 72’, através de Jonas chegaram ao empate. O avançado benfiquista foi o responsável também pela reviravolta no resultado, bisando aos 88’, e Rafa viria, depois, a colocar um ponto final com um 1-3 já no período de compensação.

Do atual plantel dos Encarnados, há que destacar Pizzi, que passou pela Mata Real entre 2009 e 2011, tendo mesmo feito parte da formação pacense que esteve presente na final da Taça da Liga de 2011. O médio é, neste momento, o líder das assistências (5) da Primeira Liga. Por sua vez, da formação comandada por Vítor Oliveira só Marcos Valente é que já vestiu as cores do SL Benfica, quando representou a equipa B nas épocas 2013/2014 e 2014/2015.

Os bilhetes para os sócios do FC Paços de Ferreira que queiram assistir ao jogo no Estádio da Luz têm um custo de 5€.

Noticias Relacionadas