Último jogo para a Allianz CUP
Encontro marcado para as 21h15 de amanhã
Depois de uma vitória por larga vantagem (0-4), frente ao Académico de Viseu FC, e de ter subido à liderança da Ledman LigaPro, o FC Paços de Ferreira termina o ano 2018 despedindo-se da Taça da Liga. Amanhã é dia de disputar com o Rio Ave FC a terceira e última jornada da fase de grupos da Allianz CUP e, apesar de nenhuma das equipas ter possibilidades de seguir em frente na prova, a vontade é a mesma de qualquer outro jogo: vencer.
A edição deste ano foi a quinta a contar com pacenses e vilacondenses no mesmo grupo, depois das edições de 2008/2009, 2012/2013, 2013/2014 e 2017/2018. O Paços venceu nas duas primeiras (2-1 e 2-3), perdeu na terceira (2-0) e empatou na quarta (1-1), contabilizando, então, seis golos marcados e seis sofridos. Até chegar à partida de amanhã, o Rio Ave eliminou o Portimonense SC na segunda fase da competição, após uma vitória por 0-2, e nas outras duas jornadas saiu derrotado – perdeu 2-1 com o SL Benfica e 3-0 com o CD Aves.
Os rioavistas começaram a temporada 2018/2019 com um teste europeu. No final de julho e no início de agosto, a equipa de Vila do Conde mediu forças com os polacos do Jagiellonia Bialystok, com o objetivo de passar a segunda pré-eliminatória da Liga Europa. Contudo, a derrota por 1-0, na Polónia, e o empate a quatro bolas, no Estádio dos Arcos, traçou o fim do sonho vilacondense pelos palcos europeus. Na Liga NOS, o Rio Ave está na décima posição com 19 pontos, depois de cinco vitórias, quatro empates, cinco derrotas, 23 golos marcados e outros tantos sofridos. Já na Taça de Portugal, chegou até aos oitavos de final, onde foi eliminado pelo Sporting CP (5-2). Pelo caminho deixou o SCU Torreense (1-5) e o Silves FC (7-0).
Do plantel orientado pelo técnico José Gomes, o destaque vai para os goleadores de serviço: Carlos Vinícius contabiliza 13 tiros certeiros (sete no campeonato, cinco na Prova Rainha e um na Taça da Liga), Wanderson Galeno soma seis e Gelson outros seis. Nota ainda para Bruno Moreira, que representou os Castores durante três épocas e se transferiu para os Arcos no final da temporada passada. Por sua vez, a fazer a viagem no sentido inverso, tivemos Bruno Teles e Guedes. Os dois atletas, que representam agora os Castores, defenderam as cores do Rio Ave nos últimos anos.
Rio Ave FC e FC Paços de Ferreira já se defrontaram 45 vezes. A formação da Mata Real, no total, venceu 12, empatou 13 e perdeu 20; marcou 49 golos e sofreu 71. O último jogo foi no dia 7 de maio de 2018, para a jornada 33 da Liga NOS 2017/2018, e terminou com um empate sem golos, no Estádio Capital do Móvel.
