Nova viagem a sul para o campeonato

CD Cova da Piedade é o adversário de domingo

Na quarta feira, o FC Paços de Ferreira garantiu a liderança isolada da Ledman LigaPro, depois de vencer o Leixões SC por 1-0, num jogo difícil e de grande exigência física. Domingo, às 11h15, a partida da 17ª jornada leva os Castores até à margem sul do Tejo onde encontrarão o CD Cova da Piedade. Vencer e continuar com o primeiro lugar só para si é o objetivo.

Os piedenses subiram à Segunda Liga pela primeira vez na época 2015/2016 – três anos depois de chegarem ao Campeonato de Portugal. Nessa temporada, ficaram no topo da tabela da Série H do campeonato com 35 pontos conquistados, e na Fase de Subida também garantiram o primeiro posto com 27 pontos. Chegados à final, venceram o FC Vizela nas grandes penalidades (0-2), sagrando-se, assim, campeões. Na época de estreia na Ledman LigaPro, terminaram no 16º lugar (uma posição acima das que levavam à disputa do play-off de despromoção) e no ano passado conseguiram o melhor registo até agora, ficando em nono com 51 pontos.

O CD Cova da Piedade avança para este jogo vindo de três desaires consecutivos – CD Mafra (0-3), Académica (3-0) e Varzim SC (2-1) – e ao longo da época já sofreu algumas derrotas pesadas em casa, para além da já mencionada frente os mafrenses – SC Covilhã (2-4) e GD Estoril Praia (0-4). No entanto, foi também em casa que a equipa do concelho de Almada tirou pontos a candidatos ao título: SL Benfica B e FC Famalicão saíram do Estádio Municipal José Martins Vieira com empates a zero.

Ora, atualmente, os piedenses seguem na 13ª posição da Ledman LigaPro, somando 17 pontos, após quatro vitórias, cinco empates e sete derrotas. Têm 22 golos sofridos e apenas 11 marcados, o que lhes dá o estatuto de pior ataque da competição. Na Taça da Liga não passaram do primeiro jogo, sendo batidos pelo Varzim por 2-0; enquanto que na Taça de Portugal chegaram à quarta eliminatória, fase em que foram afastados pelo CD Aves já no prolongamento (0-3). Recorde-se que, na edição anterior da Prova Rainha, o Cova da Piedade foi mesmo até aos quartos de final, onde foram eliminados pelo Sporting CP.

O plantel piedense é composto por alguns jogadores que tiveram passagens por grandes clubes da Primeira Liga, como Moreira, Miguel Rosa, Evaldo e Bruno Pereirinha, e também um atleta que vestiu as cores do FC Paços de Ferreira está presente – é Rafael Amorim, que passou pela Capital do Móvel em 2013/2014 e 2014/2015. O destaque, contudo, vai para o avançado Hugo Firmino que tem cinco golos apontados nesta temporada, quatro deles para o campeonato. O último onze do Cova da Piedade foi: Moreira, Willyan Rocha, Yan Victor, Evaldo, Sori Mané, Miguel Rosa, Thabo Cele, Hugo Firmino, Ballack, Sami e Rodrigo Martins.

Para este encontro, Vítor Oliveira já pode contar com Diaby. O médio pacense está de volta, depois de cumprir o castigo pelo quinto cartão amarelo visto em Mafra.

Os adeptos do FC Paços de Ferreira que queiram assistir à partida têm autocarros que foram disponibilizados pelo clube. O pack autocarro + bilhete de jogo tem um custo de 15€ para sócios e de 20€ para não sócios.

Noticias Relacionadas