Castores venceram todas as adversidades

Barnes decidiu no minuto final em Faro (1-2)

O FC Paços de Ferreira voltou às vitórias na Liga, após um jogo de interregno que foi ultrapassado com sucesso total em Faro. Os Castores venceram o SC Farense (2-1) e repuseram a vantagem de cinco pontos na liderança do campeonato. A equipa teve que superar a capacidade do adversário e também uma manhã infeliz do trio de arbitragem que a prejudicou em lances capitais do jogo, insuficientes no entanto para retirar a alegria final pelos três pontos conquistados.
O Paços entrou muito bem no jogo e desde o minuto inicial que colocou em campo a sua qualidade, perante um Farense mais retraído e que explorava os lançamentos longos para as costas da defensiva pacense. No entanto, os lances de perigo apenas surgiram a partir dos vinte minutos de jogo, com Pedrinho em grande destaque pois no espaço de sete minutos conseguir criar três situações de golo. Aos 24 minutos rematou à figura do guarda-redes Hugo Marques; aos 27’ rematou à entrada da área ligeiramente ao lado do poste; e aos 31’ rematou com estrondo ao poste da baliza adversária. O Paços era claramente a melhor equipa em campo e antes do intervalo teve outra situação para abrir o marcador. Barnes isolou-se pela esquerda e rematou à figura do guarda-redes do Farense.
O nulo ao intervalo era injusto para o Paços, face à qualidade de jogo produzido. O segundo período da partida começou com uma ligeira reação do Farense que (51’) obrigou Ricardo Ribeiro a defesa apertada para canto. O Paços respondeu logo de seguida com uma das situações mais claras de golo da partida. Bruno Teles rompeu pela esquerda na área e serviu o golo de bandeja a Douglas Tanque, mas este falhou a emenda e gorou-se o perigo. O jogo estava agora mais repartido e Ricardo Ribeiro (58’) teve que usar a sua experiência a remate forte de Godinho à entrada da área. Foi a melhor fase do Farense no jogo, que acabou mesmo por marcar (61’), após alguma passividade defensiva que permitiu um cruzamento tenso para a área, onde Mayambela encostou fácil para golo. Foi um duro golpe, mas que os Castores superaram de imediato. Três minutos depois, Rafael Barbosa trabalhou bem na direita e arrancou um precioso cruzamento para a eficaz conclusão de cabeça de Douglas Tanque. Estava restabelecida a igualdade (1-1), mas o Paços queria mais e, aos 68’, virou o resultado, em golo que seria incrivelmente anulado. Douglas Tanque isolou-se e desviou a bola para a conclusão de cabeça de Barnes, mas o auxiliar anulou o lance por um fora-de-jogo que claramente não existiu. Um lance que poderia ter grande influência no resultado e que sublinhou o desnorte do árbitro do encontro que, no espaço de oito minutos (68’ e 75’), expulsou de forma absurda Diaby! Foi o culminar de uma manhã de total desacerto no capítulo disciplinar e que obrigou os Castores a apelarem de toda a sua alma para saírem em glória. No último minuto do tempo regulamentar Bruno Teles bateu um livre para a área onde Barnes rececionou a bola e desferiu um pontapé cruzado, que a fez bater no poste e entrar na baliza Farense. Foi a explosão de alegria de toda a equipa e dos fantásticos adeptos que merecerem o abraço coletivo com que se celebrou o golo da vitória. O jogo terminou pouco depois e confirmou o triunfo pacense (2-1) e também a grande alma e qualidade desta equipa. Foi um passo muito importante rumo ao grande objetivo e realçou a capacidade da equipa em reagir a todas as adversidades que vai encontrando. No próximo sábado (11h00), todos ao Estádio Capital do Móvel para ajudar a equipa a ultrapassar o Vitória SC «B».

Estádio: São Luís (Faro)

Árbitro: Vítor Ferreira (Braga), auxiliado por Luciano Maia e Inácio Pereira
Disciplina: Cartão Amarelo: Fabrício (30’); André Leão (32’); Junior Pius (41’); Barnes (56’); Bruno Teles (87’). Duplo Amarelo: Diaby (68’ e 75’).

SC FARENSE: Hugo Marques; Godinho, Cássio, B. Bernardo e Jorge Ribeiro; Fabrício, Carlos Moura (Alvarinho, 50’), André Vieira (Daniel Bragança, 79’) e Fábio Nunes; Tavinho (Delmiro, 85’) e Mayambela.
Não utilizados: Daniel Fernandes; Delmiro, Perisic, Simões e Borges.
Treinador: Álvaro Magalhães

FC PAÇOS DE FERREIRA: Ricardo Ribeiro; Nininho (Uilton, 63’), Marco Baixinho, Junior Pius e Bruno Teles; André Leão (Diaby, 63’), Luiz Carlos e Pedrinho; Rafael Barbosa (Marcos Valente, 86’), Douglas Tanque e Barnes.
Não utilizados: Carlos Henriques; Wagner, Gonçalo Gregório e Elves Baldé.
Treinador: Vítor Oliveira

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 1-2

Marcadores: 1-0 Mayambela (61’); 1-1 Douglas Tanque (64’); 1-2 Barnes (90’).

Noticias Relacionadas