Paços cada vez mais líder
Golo de Pius vale 3 pontos no Benfica «B»
A caminhada vitoriosa do FC Paços de Ferreira na II Liga juntou esta tarde mais um episódio para o álbum de recordações, pois os Castores deslocaram-se ao Seixal e derrotaram o SL Benfica «B», por 1-0. Junior Pius (66’) fez o golo que valeu o 19º triunfo pacense na competição.
Frente a uma das equipas que melhor futebol pratica na II Liga, a equipa pacense soube contornar com classe as dificuldades que lhe foram apresentadas, mercê da sua maior experiência e qualidade de jogo, nomeadamente no primeiro tempo da partida. Foi, de facto, uma primeira parte de grande nível e na qual o Paços dispôs de várias situações para se adiantar no marcador. A primeira surgiu logo aos 10 minutos, com Rafael Barbosa a assistir Tanque na área, mas o seu remate de primeira saiu ligeiramente ao lado do poste. O caudal ofensivo pacense criou nova oportunidade aos 16’, com Rafael Barbosa a fazer um centro/remate da direita e o guarda-redes encarnado a defender com muita dificuldade para canto. O Benfica respondeu por Saponjic (20’), que surgiu isolado no coração da área, mas no instante do remate final surgiu o corte providencial de Marco Baixinho a evitar o perigo. O jogo estava intenso e, no minuto seguinte, foi a vez de Douglas Tanque meter a bola na área, onde surgiu Rafael Barbosa a rematar para o golo, que lhe foi negado por uma grande intervenção do guarda-redes da casa. Aos 34 minutos, surgiu a única situação de dúvida no trabalho do árbitro, quando Barnes foi empurrado na área e não foi sancionado o respetivo penalti. O mesmo Barnes poderia ter aberto o ativo três minutos depois, após um pontapé de canto em que rematou de primeira e o guarda-redes do Benfica evitou o golo com mais uma bela intervenção. O Paços tentava o golo que já merecia e, aos 40’, Pedrinho poderia ter escrito o momento da tarde. Arrancou um pontapé do meio da rua ao qual o guarda-redes adversário e a trave trataram de evitar que se transformasse em grande golo. Foi o último lance de perigo de um primeiro tempo em que o Paços merecia ter saído com boa vantagem no marcador.
A segunda parte começou com um Benfica mais equilibrado e ter uma boa situação para abrir o ativo (53’). Willock surgiu isolado nas costas dos centrais pacenses, mas a mancha perfeita de Ricardo Ribeiro evitou o golo. O Paços reagiu com um pontapé de Christian (65’) que obrigou o guarda-redes do Benfica a desviar para o canto que seria decisivo no encontro. Pedrinho bateu a bola para a área, onde Junior Pius saltou mais alto do que toda a gente e cabeceou com êxito para golo (66’). Um momento perfeito e celebrado junto aos incansáveis adeptos pacenses que estavam no Seixal. Daí em diante o Paços baixou um pouco as linhas e o Benfica apenas conseguiu criar perigo em atraso defensivo que desviou a bola de Ricardo Ribeiro e esta acabou por sair rente ao poste da baliza pacense (73’). A experiência dos Castores falou então mais alto e o jogo foi caminhando para o seu final, que chegou com a justa vitória pacense. Foi uma vitória muito importante e que permitiu ao Paços ampliar para 10 pontos a vantagem na liderança da Liga. Os adeptos pacenses compareceram em bom número no Estádio e foram incansáveis no apoio à equipa, ajudando mais uma vez a que o objetivo final fique cada vez mais perto. No próximo domingo (11h15) há esse grande jogo na Mata Real, onde os Castores vão receber o também candidato Estoril-Praia. Hora para sermos mais uma vez #todospaços
Estádio: Caixa Futebol Campus (Seixal)
Árbitro: Fábio Melo (Porto), auxiliado por Rui Amaral e Nuno Ferreira
Disciplina: Cartão Amarelo; Vukotic (38’) e Frimpong (47’).
SL BENFICA «B»: Fábio D.; Alex Pinto, Pedro Álvaro, Zec e Frimpong; Vukotic (Pedro Henriques, 80’), Benny e Bernardo (Nuno Santos, 45’); Taarabt, Saponjic e Willock.
Não utilizados: D. Azevedo; S. Ramirez, Zé Gomes, Jorginho e Edi.
Treinador: Renato Paiva
FC PAÇOS DE FERREIRA: Ricardo Ribeiro; Nininho, Marco Baixinho, Junior Pius e Bruno Teles; Christian, Luiz Carlos e Pedrinho (Diaby, 84’); Rafael Barbosa (Wagner, 62’), Douglas Tanque e Barnes (Fatai, 62’).
Não utilizados: Marco Ribeiro; Marcos Valente, Uilton e Gonçalo Gregório.
Treinador: Vítor Oliveira
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 0-1
Marcador: Junior Pius (66’)
