I Liga já cá mora!
Castores vencem Ac. Viseu (2-1) e sobem de divisão
O FC Paços de Ferreira está de regresso à I Liga, menos de um ano após interromper uma série de treze anos consecutivos no escalão máximo do futebol português.
Os Castores precisavam de vencer o Académico de Viseu, para conseguir esse objetivo a quatro jornadas do final da prova, e cumpriram a missão. Douglas Tanque e Paul Ayongo fizeram os golos pacenses na vitória (2-1) sobre a equipa beirã.
A primeira parte foi jogada a ritmo baixo e à primeira situação de golo criada o Paços marcou. Luiz Carlos arrancou pela zona central do terreno e serviu Douglas Tanque de bandeja para este desviar do guarda-redes e atirar para o fundo das redes, levando à primeira explosão de alegria na Mata Real. O lance, contudo, provocou a lesão do avançado brasileiro que, pouco depois, seria substituído por Paul Ayongo. O Ac. Viseu respondeu bem ao golo sofrido e foi chegando com algum perigo à baliza de Ricardo Ribeiro, até que marcou mesmo. Fernando Ferreira cruzou da direita (36′) e João Mário cabeceou com êxito para o fundo das redes pacenses. O Paços sentiu este golo e permitiu ainda duas situações de apuro à equipa visitante até ao final do primeiro tempo, contra um lance de possível derrube de Paul Ayongo na área, em cima do intervalo.
Para a segunda parte Vítor Oliveira lançou Pedrinho na equipa e o Paços entrou bem mais pressionante no ataque. Rui Ribeiro da sua área isolou Ayongo (49′), mas Janota conseguiu evitar o golo. De seguida foi a vez de Rafael Barbosa tentar a sua sorte de longe, enquanto Ayongo fez o mesmo mas já na área. Elves Baldé também teve um grande remate que passou rente ao poste da baliza adversária, alguns lances que iam pressagiando o segundo golo pacense. E ele acabou mesmo por acontecer a dez minutos do final da partida. Pedrinho cruzou de forma perfeita para a entrada fulgurante de Paul Ayongo a cabecear para golo. Foi o eclodir da alegria em todo o Estádio, em sinal da plena confiança em que seria este o golo que confirmaria a subida de divisão dos Castores. E tinham razões para isso, pois a equipa pacense não deu veleidades ao seu adversário e manteve a preciosa vantagem até ao apito final de Hélder Malheiro.
Depois, bem… depois foi um mar amarelo que encheu o relvado de uma enorme onda de felicidade pelo feito alcançado. A promessa de regressar à Liga estava cumprida e as lágrimas confirmaram a felicidade que tal provocou nas hostes pacenses. Falta agora o segundo objetivo que é o título nacional. Para isso, é importante manter este apoio no próximo domingo (16:00) em Arouca. Força Paços!
Estádio: Capital do Móvel
Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa), auxiliado por Bruno Jesus e Rui Cidade
Disciplina: Cartão Amarelo: Pica (40′); Luisinho (40′); Pedrinho (53′); Janota (76′); Lucas (79′); Christian (85′) e Elves Baldé (90’+4)
FC PAÇOS DE FERREIRA: Ricardo Ribeiro; Bruno Santos, Marco Baixinho, Junior Pius e Bruno Teles; Christian, Luiz Carlos e Rafael Barbosa; Fatai (Pedrinho, 45′), Douglas Tanque (Paul Ayongo, 26′) e Wagner (Elves Baldé, 56′).
Não utilizados: Marco Ribeiro; Marcos Valente, Diaby e Barnes.
Treinador: Vítor Oliveira
ACADÉMICO DE VISEU: Janota, Tomé, Pica, Kevin Medina e Lucas; Fernando Ferreira (Barry, 85′), Panã e Bruno Loureiro (Latyr Fall, 68′); João Mário, Nsor (Gabriel, 78′) e Luisinho.
Não utilizados: Jonas; Baumer, Gonçalo e Ryan.
Treinador: Rui Borges
Ao intervalo: 1-1
Resultado Final: 2-1
Marcadores: 1-0 Douglas Tanque (19′); 1-1 João Mário (35′); 2-1 Paul Ayongo (80′)
