Paços certificado como Entidade Formadora Cinco Estrelas
Distinção atribuída pela FPF
Entidade Formadora Cinco Estrelas. Foi este o certificado que o FC Paços de Ferreira recebeu da Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito do Processo de Certificação.
O ‘Processo de Certificação da FPF’ teve início há quatro anos. Na época, os clubes tinham de garantir a Certificação como Entidade Formadora para conseguirem efetuar o registo de Contratos de Formação Desportiva. A classificação atribuída era, apenas, ‘Sim’ ou ‘Não’. Contudo, no início da última temporada, o regulamento mudou e o processo foi aberto “a todas as Entidades que disponibilizam atividade de futebol e/ou futsal para jovens até aos 19 anos, independentemente do seu enquadramento competitivo”, como se pode ler no documento disponibilizado pela FPF.
“Apresentamos a nossa candidatura no final de outubro de 2018, e, posteriormente, fizemos uma autoavaliação. Meses depois, recebemos uma visita técnica da FPF, para verificar se aquilo que foi apresentado na candidatura correspondia à realidade, e foram dadas algumas sugestões de melhoria. De seguida, foi emitido um relatório preliminar, tivemos um período para efetuar correções, e, por fim, saiu o relatório final com o resultado”, explica Rui Vieira, um dos coordenadores da Formação.
Este processo que “decorre o ano inteiro” terá de ser repetido em todas as temporadas. “A certificação é importante, pois, além de permitir a realização de contratos de formação, atesta a boa formação que o FC Paços de Ferreira tem”, conclui.
