Rumo a sul para a Taça de Portugal

Louletano DC é o adversário na terceira eliminatória

Missão: Taça de Portugal. É já amanhã que o FC Paços de Ferreira vai fazer a sua estreia na edição 2019/2020 da Prova Rainha, diante do Louletano DC. O Estádio do Algarve é o palco deste jogo da terceira eliminatória da prova, que tem início marcado para as 15h.

O começo da temporada foi bastante positivo para os algarvios, que conseguiram seis vitórias consecutivas – cinco para o campeonato e uma para a Taça de Portugal. A formação de Loulé compete na Série D do Campeonato de Portugal, e, atualmente, ocupa a terceira posição da tabela, apenas atrás do SC Olhanense e do FC Alverca, com 16 pontos conquistados, passadas cinco vitórias, um empate e uma derrota. O Louletano DC tem ainda nove golos marcados e apenas cinco sofridos, sendo a melhor defesa da competição, juntamente com o FC Alverca e o Real SC.

Até chegar a esta terceira eliminatória, o Louletano DC afastou primeiramente o FC Ferreiras, em casa, marcando Érico Castro o único golo da partida aos 90+2’. Já na segunda eliminatória, o GC Figueirense foi quem saiu derrotado, depois de um desempate através de grandes penalidades (4-2). Aos 63’, a equipa de Figueira de Castelo Rodrigo abriu o marcador, mas Oliveira conseguiu estabelecer a igualdade dez minutos depois.

Na edição 2018/2019 da Taça de Portugal, foi nesta fase que os algarvios foram eliminados, depois de perderem com o RD Águeda (1-0). No campeonato, terminaram no nono lugar com 50 pontos somados.

O plantel do Louletano DC é orientado por Zé Nando, e conta com vários atletas que já passaram por clubes da primeira e da segunda liga. O destaque vai para o melhor marcador, Érico Castro, que apontou quatro golos em sete jogos realizados até ao momento.

Esta é a quinta vez que FC Paços de Ferreira e Louletano DC se vão defrontar. A primeira foi no dia 2 de dezembro 1990, na Mata Real. Na jornada 15 da Divisão de Honra de 1990/1991, os pacenses conquistaram os três pontos ao vencerem por 1-0. Já a última foi há 25 anos, na segunda mão da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Aí, o grupo de Loulé foi o vencedor, marcando quatro golos sem resposta.

Na conferência de imprensa de antevisão à partida, Pepa salientou que a equipa se preparou para este jogo como para qualquer outro, não esperando facilidades: “Facilidades? Não, longe disso. Para já, quem anda nisto sabe que todos os anos “acontece taça”, portanto temos é de estar precavidos. Fizemos o nosso trabalho semanal com todo o respeito e com todo o profissionalismo que requer. O Louletano está a fazer um campeonato muito interessante, com uma ideia de jogo bem vincada, tem um treinador também experiente, o Zé Nando, e tem jogadores que já passaram pela primeira e pela segunda liga; jogadores com qualidade, com experiência”.

Apesar de ser uma equipa de um escalão inferior, é em campo que tudo se decide, como destacou o técnico do FC Paços de Ferreira: “Temos noção da responsabilidade. No papel, pelas divisões onde estamos, na teoria somos melhores, mas isso não vale de nada. O que interessa é dentro do campo, sabendo que do outro lado está uma equipa com qualidade, bem orientada, e com bons jogadores”.

A vontade de ir longe na Prova Rainha é clara, mas Pepa deixa uma nota, tal como o fez antes do encontro com o FC Penafiel para a Taça da Liga: “Para isso acontecer é jogo a jogo. É um bocado como falei antes do jogo com o Penafiel: para cumprirmos o sonho de chegar à final four, não valia a pena estar a pensar no jogo com o Braga. O jogo com o Penafiel era uma final, e este também é uma final. Não há pontos para repartir. É o mata-mata. Alguém tem de passar a eliminatória e é o que nós queremos”.

“Queremos continuar a crescer, a cimentar a nossa ideia de jogo. Isso é o mais importante de tudo. E ter a humildade de reconhecer que do outro lado há qualidade individual, jogadores e treinador com experiência, e uma equipa com alguma história também no futebol português”, concluiu.

Noticias Relacionadas