Paços Tour: Oeiras
Guia do adepto para a 9ª jornada
É no Estádio Nacional que FC Paços de Ferreira e Belenenses SAD se vão defrontar, já nesta segunda-feira, pelas 19h. Os Castores querem fugir dos lugares de despromoção o quanto antes, pelo que o foco está totalmente direcionado na conquista dos três pontos, e a equipa espera voltar a contar com o teu apoio. Encontra aqui todas as informações sobre esta deslocação.
Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor
Lotação: 37.593
Morada: Praça da Maratona, 1495-751, Cruz Quebrada (Oeiras)
Telefone: 213 010 954
Página: facebook.com/BelenensesFutebolSAD
Bancada: Topo Norte
Bilhetes disponíveis: 3.684
Preço: 10€
Distância: 348 quilómetros
De carro: Saindo do Estádio Capital do Móvel, segue pela A42 em Frazão. Depois, segue pela A41 e, posteriormente, escolhe a saída para a A1 em direção a Lisboa. Continua até à saída 16 para a A25 em direção a Aveiro. Passados 10,7km, mantém-te à esquerda na bifurcação para continuares na A17 e segue as indicações para A8/Ílhavo/Lisboa. Avança pela A8 e continua até à saída 3A para a CREL/A9 em direção a Cascais/IC22/Odivelas. Cerca de 16,1 km depois, mantém-te à esquerda para continuares na A9, e avança de seguida pela saída 1 para a A5 em direção a Lisboa/Linda-a-Velha. Por último, vai pela saída 6 em direção a Cruz Quebrada até à Avenida Pierre de Coubertin. [O caminho inclui portagens.]
De autocarro: Os adeptos que queiram assistir ao encontro no Estádio Nacional podem seguir viagem no autocarro disponibilizado pelo clube. O pack viagem + bilhete de jogo tem um custo de 5€.
À sua volta: O Estádio Nacional faz parte do Centro Desportivo Nacional do Jamor, que conta com uma extensa área para a prática de vários desportos – futebol, atletismo, golfe, râguebi, natação e ténis são alguns exemplos. A vasta extensão de pinhal e vegetação ao seu redor combina, assim, com a prática de desporto ou com simples passeios ao ar livre. Nas zonas próximas ao recinto, são muitos os pontos de estacionamento disponíveis.
O nosso último jogo lá: 31 de maio de 2009. Um dia importante, na história pacense, não fosse este o dia da inédita presença do FC Paços de Ferreira na final da Taça de Portugal! No Jamor, os Castores defrontaram o FC Porto, mas não conseguiram levar a taça para a Mata Real, devido ao golo de Lisandro López, à passagem do minuto seis, que acabou por garantir o troféu aos azuis e brancos.
Sobre o estádio: Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor, mais conhecido como Estádio Nacional ou Estádio do Jamor, foi projetado por Miguel Jacobetty Rosa, em 1939, e inaugurado a 10 de junho de 1944, por António de Oliveira Salazar. Este projeto nasceu de uma promessa sua, tendo como objetivo reforçar o papel do desporto na educação dos jovens portugueses. Desde a planificação à conclusão da construção deste estádio com influências do Estádio Olímpico de Berlim, passaram-se cinco anos. Em 1967, este recinto desportivo recebeu a final da Taça dos Campeões, que opôs o Celtic ao Inter e foi vencida pelos escoceses. Hoje em dia, recebe as finais da Taça de Portugal Masculina e Feminina, sendo ainda a casa do Belenenses SAD desde 2018, após a divisão entre o Clube de Futebol Os Belenenses e a respetiva SAD, que geria o futebol profissional.
