Responsabilidade, esforço e vitória

Amanhã, há encontro com o Belenenses SAD (19h)

O campeonato não para, e o jogo desta décima jornada promete ser bem disputado, com duas equipas focadas na conquista dos três pontos: uma deseja aumentar a diferença relativamente à linha de água, outra quer sair o quanto antes dos lugares de despromoção. Belenenses SAD e FC Paços de Ferreira sobem ao relvado do Estádio do Jamor já amanhã, pelas 19h.

Na última jornada, o Belenenses SAD deslocou-se ao terreno do Vitória SC, onde sofreu uma derrota por 5-0. A equipa orientada por Pedro Ribeiro está na 15ª posição da tabela, com duas vitórias (CS Marítimo e CD Aves), dois empates (Portimonense SC e CD Santa Clara) e cinco derrotas (SL Benfica, Boavista FC, Rio Ave FC, FC Famalicão e a já mencionada frente aos vitorianos); tem sete golos marcados e 16 golos sofridos – os mesmos que os Castores. Relativamente às restantes provas internas, o Belenenses SAD não chegou à fase de grupos da Taça da Liga, tendo sido eliminado na segunda eliminatória pelo CD Santa Clara, mas garantiu a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, depois de vencer o Pevidém SC por 0-2.

Para o encontro com o FC Paços de Ferreira, esperam-se algumas mexidas no onze escolhido por Pedro Ribeiro. A equipa que iniciou o jogo em Guimarães foi André Moreira, Diogo Calila, Gonçalo Silva, Tomás Ribeiro, Nuno Coelho, Francisco Varela, Tiago Esgaio, André Santos, Robinho, Silvestre Varela e Licá (que é também o melhor marcador, com três golos apontados).

Na conferência de imprensa realizada hoje na Mata Real, o treinador pacense deu a “receita” para aquilo que poderá ser o duelo de amanhã: “Arrisco-me a dizer que a equipa que vai ganhar o jogo é a que estiver mais tranquila em campo. O Belenenses vai querer aproveitar este jogo para dar já uma resposta em casa ao último jogo, e para criar uma distância maior para a chamada linha de água. E nós queremos é sair da linha de água”.

O Belenenses SAD “é, nesta altura, um adversário direto” do FC Paços de Ferreira, e Pepa afirma que o grupo vê este duelo “com muita responsabilidade e, acima de tudo, como uma oportunidade de sair do Jamor com os três pontos e à frente do Belenenses”. “É o nosso objetivo, sabendo que vamos encontrar uma boa equipa”, acrescenta.

“Estamos a crescer de uma forma sustentada, naquilo que pretendemos… Agora, queremos muito pontos, queremos muito a vitória, mas também não podemos querer essa vitória de uma forma desorganizada e de uma forma desesperada. Por isso é que eu disse que a equipa mais tranquila, com mais critério, que saiba o que fazer dentro de campo, é a equipa que vai ganhar o jogo. E nós queremos estar tranquilos nesse aspeto, queremos ser uma equipa que sabe o que vai fazer, experiente, que sabe viver os momentos, e queremos dar sequência às exibições e, acima de tudo, conseguir a vitória”, disse Pepa.

Marco Baixinho e Maracás ainda não são opções para o técnico do FC Paços de Ferreira, mas as baixas no plantel não lhe trazem “intranquilidade”: “Claro que quantas mais opções tivermos mais competitivos ficamos – no dia a dia, no treino, durante a semana – mas é algo que não nos tira o sono, porque a confiança é muito grande em todos”.

“Este grupo é forte e sabe que o tempo está a passar, mas também tem noção – e nós passamos essa mensagem – que a equipa mais tranquila e adulta dentro de campo é que vai ganhar o jogo. E nós não podemos fugir daquilo que trabalhamos, daquilo que acreditamos e temos vindo a fazer. Se nós cometemos a tentação de ir atrás daquilo que o vento der, é um risco para nós e, depois, pode parecer que andamos aqui no desespero. E não. É preciso ter muito critério e saber lidar com estes momentos de confronto direto, de possibilidade de sair da linha de água… Temos de encarar o jogo como uma oportunidade de sair lá de baixo e é com esse intuito que nós vamos”, concluiu.

O FC Paços de Ferreira disponibiliza transporte para a deslocação ao Estádio Nacional. O pack viagem + bilhete de jogo tem um custo de 5€.

Noticias Relacionadas