Bicicleta de Diaby põe Paços nos oitavos da Taça
Castores bateram a Sanjoanense (1-0)
Sem brilhantismo mas com eficácia, o FC Paços de Ferreira bateu a AD Sanjoanense (1-0) e garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal. Um golo de Diaby (11’) valeu a vitória, perante um adversário que manteve o resultado em aberto até ao apito final na partida.
Apenas no primeiro quarto de hora de jogo a diferença de dois escalões entre as duas equipas foi bem evidente. O Paços entrou melhor, a ter posse constante de bola, e a equipa do Campeonato de Portugal não conseguia sair do seu meio-campo. E foi nesse período que surgiu o golo decisivo, bola na pequena área e Diaby em pontapé acrobático a bater o guarda-redes visitante. O Paços fez o golo e julgava-se que tudo estaria encaminhado para uma vitória mais tranquila perante a Sanjoanense. No entanto, o golo relaxou a equipa e foram os visitantes a ter uma grande chance de empatar poucos minutos depois. Belkheir isolou-se pela zona frontal da área, mas Simão estava bem colocado entre os postes e defendeu o remate que evitou a igualdade. E por aí se ficaram os lances de perigo do primeiro tempo.
O Paços voltou a entrar melhor na segunda parte e no espaço de dez minutos teve três oportunidades para ampliar o marcador. Primeiro foi Bernardo (47’) a tabelar na área, mas a bola adiantou-se e o guarda-redes Diogo Almeida agarrou-a. No minuto seguinte Rafael Gava surgiu isolado sobre a direita e rematou à figura do guarda-redes sanjoanense, sendo que na recarga enviou a bola ao poste. Por fim, foi Bernardo a trabalhar bem sobre a linha de fundo e a assistir Douglas Tanque, mas o seu cabeceamento saiu por cima da trave. E por aqui (53’) se ficaram as situações de perigo junto das duas balizas, até ao derradeiro minuto de descontos dados por Iancu Vasilica. Aí, a Sanjoanense esteve muito perto de igualar, após pontapé de canto em que colocou todos os seus atletas na área pacense. Valeu o corte providencial de Oleg sobre a linha de golo e propiciando o contra-ataque de Yago, que se isolou desde o seu meio-campo e perante o guarda-redes adversário atirou sobre a trave. Último lance cheio de emoção e que culminou também com o ponto final na partida. O Paços segue em frente na competição, cumprindo os serviços mínimos exigidos para levar de vencida uma equipa bem organizada e que lhe dificultou a passagem.
Na próxima terça-feira saberemos quem calhará aos Castores no sorteio (14h30) que reúne as 16 equipas ainda presentes em prova. Os oitavos de final da Taça estão marcados para 18 de dezembro.
Estádio Capital do Móvel (989 espetadores)
Árbitro: Iancu Vasilica (Vila Real), auxiliado por Bruno Trindade e Sérgio Jesus
Disciplina: Cartão amarelo; Rúben Pereira (60’); Diaby (61’); Ricardo (68’); Bruno Santos (83’) e Simão Bertelli (90’+1).
FC PAÇOS DE FERREIRA: Simão; Jorge Silva, Bruno Santos, Marco Baixinho e Oleg; Diaby, Rafael Gava e Bernardo Martins (Pedrinho, 61’); Uilton, Douglas Tanque (Diogo Almeida, 69’) e Hélder Ferreira (Yago, 84’).
Não utilizados: Marco Ribeiro; Luiz Carlos, Vasco Rocha e Dadashov.
Treinador: Pepa
AD SANJOANENSE: Diogo Almeida; Daniel, Rúben Pereira, Godinho e Gil Barros; Barbosa, Ricardo e George (Bilú, 61’); Delkheir, Élder (Edson, 85’) e Marcílio (Juninho, 61’).
Não utilizados: Mota; Almeida, Elisson e Ibra.
Treinador: Sérgio Machado
Ao intervalo: 1-0
Resultado Final: 1-0
Marcador: 1-0 Diaby (11’)
