eSports: Arrancou a nova temporada

2019/2020 nas palavras do capitão

A equipa de eSports do FC Paços de Ferreira deu ontem o pontapé de saída oficial na temporada 2019/2020. O primeiro encontro da época foi com o Lusitano FC eSports, a contar para a Fase de Grupos da Taça da Liga da Federação Portuguesa de Futebol e terminou com um empate a zero.

Para assinalar o arranque da nova temporada, o capitão Sérgio Badalo, em entrevista à FCPF Magazine (publicada na edição do dia 8 de dezembro), apresentou os objetivos para 2019/2020 e deu a conhecer um pouco mais uma modalidade em constante crescimento.

Antes de falarmos na nova temporada, que balanço é que a equipa faz da anterior?
A época passada foi um verdadeiro desafio. Houve muito investimento por parte de clubes e empresas gamming e nove jogadores que tínhamos no plantel foram para outras equipas – grande parte deles, no último dia de transferências. As saídas foram colmatadas, mas uma equipa não se faz em dois dias… Se no início o objetivo era chegar ao play off, após todas as alterações o objetivo passou a ser a manutenção na Primeira Divisão, o que, infelizmente, não foi conseguido – descemos por diferença de golos na última jornada. Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes e sem dúvida que foi isso que aconteceu. O núcleo duro da equipa manteve-se, mesmo com a descida, e esta época vamos mais bem preparados e sem saídas de última hora.

Como tem sido essa preparação para a nova época?
Começamos a prepará-la ainda em junho. Reforçamos a equipa com novos jogadores e temos mais elementos a ajudar na organização e preparação. Além disto, foi também criada uma equipa B que permite ter mais jogadores em competição e colmatar qualquer necessidade da equipa A.

Em que competições estarão envolvidos?
Na Federação Portuguesa de Futebol, estamos na Liga Portuguesas de Pro Clubs, à semelhança do futebol real, com a liga tradicional, a Taça da Liga e a Taça de Portugal. Na Electronic Football Association (EFA), estamos na Primeira Liga EFA Portugal e na Taça de Portugal (idêntico à FPF). Estamos também na Liga Portugal, onde ainda aguardamos pelas competições que vão ser lançadas. Contudo, se for como nos outros anos, apenas terá a Taça da Liga, com uma final four semelhante à do futebol real.

E a equipa já tem todos os seus objetivos definidos?
Sim. Relativamente à FPF, que é a principal competição, o objetivo é subir à Primeira Divisão e tentar ir o mais longe possível na Taça da Liga e na Taça de Portugal. Em relação à EFA, este é o nosso primeiro ano, e, apesar de não ser o nosso maior foco, acredito que temos boas possibilidades de lutar pelo título da Liga. Já a Taça de Portugal é sempre mais complicada, pois são jogos a eliminar, mas tentaremos chegar o mais longe possível também. Por último, na Liga Portugal, apesar de sabermos da dificuldade, tudo faremos para tentar reconquistar o troféu, tendo em conta que o Paços foi o primeiro clube do país a ganhar uma competição oficial (a já mencionada Taça da Liga).

Como é que esta modalidade tem sido recebida e é agora vista pela população? Há mais pessoas que acompanham e querem fazer parte?
Sim, sem dúvida. O eSports cresce todos os anos. Dados oficiais da consultora KPMG apontam para cerca de 500 milhões de seguidores e a faturação de 2019 ronda os mil milhões de euros. Em relação ao FIFA, é notório esse desenvolvimento quer em seguidores quer em atletas. Este ano, na Liga Portuguesa de Pro Clubs da FPF, estão cerca de 90 clubes inscritos, ou seja, são mais de 2000 atletas em competição.

Que mensagem gostavas de deixar aos adeptos?
O desafio que deixo a todos os sócios e adeptos do nosso Paços é para conhecerem um pouco mais a modalidade. Muitos podem ainda pensar que o eSports é apenas “uma brincadeira de videojogos”, mas não é. Aliás, nenhuma outra modalidade desportiva cresceu tanto e tão depressa como o eSports. Desafio-os a conhecer melhor quem são os atletas que representam o clube e vejam o esforço e dedicação que, diariamente, todos fazem e têm em prol da modalidade. Para terem uma noção, neste momento o Paços tem cerca de 40 atletas com treinos diários de cerca de 3h. O eSports, como todas as outras modalidades, precisa do vosso apoio, por isso deixo um apelo a todos os Castores que nos possam apoiar. Para seguirem os nossos jogos em direto e estarem a par das notícias e novidades da modalidade basta usarem o Twitch e o YouTube, e podem também pesquisar por Paços de Ferreira eSports.

[Hoje, há novo encontro neste Grupo A. Às 22h, o FC Paços de Ferreira disputa o jogo da segunda jornada com o CS Marítimo eSports, que será transmitido no Twitch (FCPF_Esports).]

Noticias Relacionadas