Paços tentou mas foi o Famalicão quem marcou
Castores caem nos quartos de final da Taça (0-1)
Terminou o sonho do FC Paços de Ferreira atingir novamente a final da Taça de Portugal. Os Castores saíram derrotados dos quartos de final com o Famalicão (1-0) e viram agora as suas atenções exclusivamente para o campeonato. Frente à equipa surpresa da Liga o Paços bateu-se de igual para igual durante os 90 minutos, de um jogo que acabaria por ter um lapso a decidi-lo.
À maior posse de bola famalicense o Paços respondeu sempre com contra-ataques perigosos e, aos 10’, Hélder Ferreira pôs Vaná pela primeira vez à prova, com um remate rasteiro à figura. Aos 23’, de novo Hélder Ferreira a cabecear com perigo após um bom trabalho de Diogo Almeida, que o serviu com um cruzamento milimétrico. A situação de maior apuro visitante aconteceu num contra-ataque de 3 para 2, não aproveitada pelos avançados famalicenses e a igualdade ao intervalo ajustava-se ao desenrolar da partida.
A equipa visitante entrou melhor no segundo tempo e dispôs de três situações de muito perigo para a baliza de Simão (57’, 75’ e 78’), com a bola a rasar os postes pacenses. Entretanto, as alterações promovidas por Pepa trouxeram mais equilíbrio à equipa e o Paços também criou perigo (80’), quando Marco Baixinho não conseguiu dar seguimento de cabeça a um lançamento longo de Jorge Silva para a área. Foi o lance que precedeu o golo famalicense, onde Bruno Teles tentou atrasar a bola mas permitiu a interceção de Anderson que a deixou para a conclusão de Diogo Gonçalves (82’). O golo próximo do final espevitou o Paços, que foi à procura da igualdade. Aos 88’, após pontapé de canto, André Micael desviou de cabeça para fora e, já nos descontos o Paços teve a mais flagrante oportunidade de golo, com Marco Baixinho a rematar fraco na pequena área, permitindo a defesa de Vaná em cima da linha de golo. O tempo esgotou-se e a continuidade do Paços na Taça também. Agora é tempo da equipa se focar por inteiro no campeonato, para o qual há já no próximo domingo um importante desafio. Os Castores recebem o Gil Vicente na Mata Real (15h00) para tentarem chegar aos 18 pontos no jogo que encerra a 1ª volta da prova.
Estádio Capital do Móvel (1882 espectadores)
Árbitro: Luís Godinho (Évora), auxiliado por Rui Teixeira e Valter Rufo.
Disciplina: Cartão Amarelo; Alex Centelles (34’) e Diogo Almeida (72’) .
FC PAÇOS DE FERREIRA: Simão Bertelli; Jorge Silva, Marco Baixinho, André Micael e Bruno Teles; Eustáquio, Pedrinho e João Amaral (Vasco Rocha, 66’); Zé Uilton (Adriano, 57’), Diogo Almeida (Welthon, 74’) e Hélder Ferreira.
Não utilizados: Marco Ribeiro; Oleg, Maracás e Matchoi.
Treinador: Pepa
FC FAMALICÃO: Vaná; Ivo Pinto, Roderick, Riccieli e Alex Centelles; Gustavo Assunção, Uros Racic e Pedro Gonçalves; Rúben Lameiras (Anderson, 70’), Toni Martinez (Diogo Gonçalves, 70’) e Fábio Martins (Walterson, 83’).
Não utilizados: Gabi; Guga, Ofori e Patrick.
Treinador: João Pedro Sousa
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 0-1
Marcador: Diogo Gonçalves (82’)
