Vencer como palavra de ordem

Receção ao FC Famalicão agendada para as 15h

A importância de pontuar era elevada, mas o objetivo não foi conseguido na Madeira, na última jornada, depois de uma exibição aquém do esperado. Ainda sem conseguir pontuar nesta segunda metade do campeonato, a equipa volta a subir ao relvado neste domingo, frente ao FC Famalicão, para dar a volta a fase que agora atravessa e abrir caminho ao grande objetivo da temporada.

O FC Famalicão é das equipas que mais se tem destacado na presente edição da Liga NOS. 25 anos depois, a formação de Vila Nova voltou ao convívio com os grandes e os números mostram como o regresso tem sido positivo. Só à oitava jornada é que conheceu o sabor da derrota (até então, seis vitórias e um empate) e, à entrada para a 22ª jornada ocupava a quinta posição da tabela classificativa com 33 pontos (nove vitórias, seis empates e seis derrotas), tendo ainda o terceiro melhor ataque da prova com 34 golos marcados (apenas atrás de SL Benfica e FC Porto e em igualdade com o Vitória SC). Contudo, também são muitos os golos sofridos – 37 (só Belenenses SAD e CD Aves sofreram mais).

Os famalicenses chegam ao Estádio Capital do Móvel depois de cinco jogos sem vencer – empate com o CS Marítimo (1-1), derrota com o CD Santa Clara (0-1), empate com o Rio Ave FC (2-2), derrota com o Vitória SC (0-7) e empate com o CD Aves (1-1). Frente aos avenses, no último fim de semana, a igualdade chegou no último lance do encontro, aos 90+6’. Nota ainda para os pontos conseguidos fora de portas: 15 no total.

Do plantel orientado pelo técnico João Pedro Sousa, o melhor marcador é o avançado espanhol Toni Martinez, com 11 golos apontados até ao momento em todas as competições (sete no campeonato e quatro na Taça de Portugal). Segue-se Anderson Oliveira com oito (sete na Liga NOS e um na Taça de Portugal) e Fábio Martins, também com sete (todos no campeonato).

Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o FC Famalicão, Pepa afirmou que o último jogo foi “bem pensado e bem refletido, e a resposta tem de ser dada em campo”. “A equipa está preparada e, acima de tudo, com muita vontade de voltar às boas exibições e conciliar isso com o resultado”, acrescentou.

“O nosso foco é só nos três pontos, mas sustentado numa boa exibição. Uma exibição com carácter, personalidade, porque temos essa qualidade e vamos demonstrá-la dentro de campo contra uma grande equipa”, disse o técnico pacense. “Vamos fazer de tudo com cabeça, organização, rigor e com a ajuda desta massa adepta, que é muito forte”.

Este é o terceiro jogo da época entre FC Paços de Ferreira e FC Famalicão, depois do encontro da primeira volta e da partida para os quartos de final da Taça de Portugal. Pepa voltou a reforçar que os famalicenses têm “boas individualidades” e um “coletivo forte” e espera um duelo ainda mais disputado do que o último, na Prova Rainha: “Foi um jogo muito bem disputado aqui, na Taça, e acredito que este vai ser melhor ainda. As equipas conhecem-se bem e a mais forte dentro de campo, emocionalmente, vai conseguir vencer. E nós estamos prontos e ansiosos que venha o jogo”.

“Todos nós queríamos estar numa posição diferente. Não conseguimos, mas nada nos disse que não vamos conseguir. Temos de nos agarrar ao que depende de nós, e o que depende de nós é o trabalho e este jogo”, concluiu.

Noticias Relacionadas