Concentração e rigor pelos três pontos
Jogo na Vila das Aves tem início às 15h
Não faltou emoção e suspense na última jornada; jornada essa marcada pelo regresso do FC Paços de Ferreira às vitórias, com um 2-1 diante do FC Famalicão. Agora, a equipa espera seguir no caminho dos triunfos, e é com esse objetivo que visita a Vila das Aves, esta tarde.
O CD Aves é o último classificado da Liga NOS, tendo uma diferença de seis pontos em relação ao FC Paços de Ferreira – facto que mostra a importância deste encontro, não estivéssemos perante um confronto direto. Das 22 jornadas já disputadas, os avenses têm quatro vitórias, um empate e 17 derrotas, marcaram 22 golos e sofreram 42, sendo, assim, a equipa com a pior defesa do campeonato.
Nesta temporada, o CD Aves conseguiu a primeira vitória logo na segunda jornada, mas um período difícil se seguiu: dez jogos consecutivos sem somar qualquer ponto. Depois de 16 partidas realizadas, o clube da Vila das Aves só tinha conquistado seis pontos – apenas um a menos dos conseguidos nos últimos seis encontros. Apesar de não vencer em casa há três jogos (Boavista FC, Rio Ave FC e Vitória SC), dos 13 pontos somados até ao momento, nove deles foram arrecadados no Estádio do Clube Desportivo das Aves.
Foi no passado fim de semana que os avenses receberam os vitorianos. O CD Aves esteve bem na partida e teve uma grande oportunidade de abrir o marcador, mas Welinton Junior não conseguiu converter a grande penalidade. O susto parece ter feito despertar a equipa vimaranense, que, de seguida, acabou por garantir o triunfo, graças aos golos de Davidson (65’) e André André (78’).
Do plantel orientado pelo técnico Nuno Manta Santos, Welinton Junior é o melhor marcador, com um total de nove golos apontados em todas as competições (seis na Liga NOS, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga).
Na antevisão ao encontro com o CD Aves, o técnico do FC Paços de Ferreira não escondeu a importância que este duelo tem para a equipa, sendo necessário “muita concentração, rigor e equilíbrio emocional” e destacou ainda as qualidades do adversário: “Às vezes, fala-se daqueles jogos de seis pontos e este é um deles, porque nós podemos somar e o adversário direto, nesta altura, não. E sabemos bem o que está em jogo. Do outro lado, está uma equipa que se vai agarrar com tudo a esta oportunidade de se aproximar da linha de água. Vai ser um jogo muito importante, muito difícil, contra uma equipa que, desde que entrou o Nuno, não sofreu nenhum golo em transição ofensiva – ou seja, mantém sempre um equilíbrio forte e uma boa reação à perda. É uma equipa com muita entrega, muita luta, muita alma, e nós sabemos o que temos de fazer e ter dentro de campo. Portanto, é um jogo que é esperado por muita gente, e temos de ir sem receios, com muita objetividade e muito realismo. Temos de ter carácter, personalidade, e jogar olhos nos olhos para os três pontos, com muita inteligência”.
Pepa também pediu o apoio dos adeptos para este desafio: “Vamos assistir a um jogo de nervos de aço, muito competitivo, muito intenso e onde nós queremos ser muito inteligentes, e espero, sinceramente, ter um apoio muito grande dos nossos adeptos. Tenho essa esperança, temos todos, e espero que eles estejam lá para nos ajudar, porque faz toda a diferença”.
