Nutricionistas do clube ao serviço de atletas, pais, treinadores e adeptos

Da realização de formações à criação de uma nova newsletter

Portugal continua em Estado de Emergência, devido à COVID-19. Os portugueses não podem sair de suas casas, a não ser em caso de extrema necessidade, e, como tal, os campeonatos também seguem suspensos. Contudo, isto não implica que o Departamento de Nutrição do FC Paços de Ferreira não continue a atuar e a fazer a diferença, zelando pelo bem-estar dos atletas, treinadores, pais e adeptos.

De forma a seguir o máximo possível o plano definido para a atual temporada, algumas formações (as possíveis) vão sendo realizadas – ainda que em novos moldes. “(Des)Informação Alimentar e Impacto na Performance: Qual o papel dos treinadores?” foi o tema da última, destinada aos técnicos dos vários escalões de Formação do clube, e serviu para “desmistificar alguns mitos que ainda existem em relação à nutrição desportiva, junto dos treinadores, pois são eles um elo de ligação forte para com os jogadores e, com uma informação boa e credível, vão passar dados importantes aos atletas”, como adiantou o Nutricionista do FC Paços de Ferreira, Dr. César Leão.

Uma vez que as formações destinadas a pais e atletas se encontram suspensas, o departamento tem optado por novas alternativas para que informação útil e oportuna chegue a todos. “Neste período, sobretudo na Formação, o que temos tentado fazer é elaborar material de apoio. Estamos a tentar reunir os e-mails dos pais para enviar informação diretamente para eles – que seria passada aos filhos – e também divulgar aquilo que serão as ações tomadas assim que houver algum regresso à normalidade – nomeadamente a questão do aconselhamento nutricional em consulta, que ia começar nesta fase”, afirma César Leão. Esta pausa forçada nas competições tem ainda permitido uma análise de dados dos atletas mais profunda em conjunto com os treinadores: “Analisamos dados de composição corporal e relacionamos com aquilo que é esperado ao nível do desenvolvimento, maturação”.

Além das formações, infografias e pósteres, o Departamento de Nutrição dos Castores vai ainda disponibilizar uma newsletter. “Temos tentado sempre trabalhar para melhorar o serviço e o apoio que damos quer aos pais, quer aos atletas – são atletas de formação, são atletas menores, dependem muito dos pais e do conhecimento que eles têm. E, nesse sentido, foi sempre muito importante para nós passar informação de qualidade aos pais”.

Numa altura em que o desafio de estar em casa em isolamento é para todos, o Departamento de Nutrição considerou que, além de distribuir a newsletter a pais e atletas, seria interessante fazê-la também chegar aos adeptos do clube. “Tendo em conta o momento que estamos a passar, achamos que talvez houvesse interesse, já que, nestas primeiras newsletters, aquilo que vamos colocar será mais do interesse geral, como conviver com a questão da quarentena, que cuidados se devem ter em termos de higiene alimentar, compras, escolhas… Continua a haver muita informação, mas muita dela sem qualidade nenhuma, e, nesse sentido, já que estas ferramentas estão a ser criadas e servirão para todos, achamos que seria benéfico disponibilizar a todos os sócios do clube”, explicou.

A primeira edição deverá sair no início da semana. Aos interessados, o Departamento de Nutrição pede que enviem o seu endereço de e-mail por mensagem privada, através das redes sociais, ou que entrem em contacto através de nutricao@fcpf.pt.

Noticias Relacionadas