Vencer e continuar a subir na tabela
Jogo com o CD Tondela às 19h
“Dar o máximo até ao fim” pode muito bem ser a forma de descrever os jogos do FC Paços Ferreira nesta retoma da Liga NOS. E o da última jornada foi, precisamente, mais uma prova disso mesmo, com a vitória a ser conseguida já no período de descontos, num jogo onde a equipa voltou a nunca baixar os braços. Hoje, segue-se novo duelo, diante do CD Tondela, onde mais três pontos importantes estão em disputa e podem permitir aos Castores subir uns degraus na tabela classificativa.
O CD Tondela ocupa a 14ª posição da Liga NOS, com apenas mais um ponto do que o FC Paços de Ferreira (29), após sete vitórias, oito empates e 12 derrotas. Com 22 golos marcados, tem o ataque menos concretizador do campeonato (a par do Vitória FC), e os 32 sofridos fazem com que tenha a sexta melhor defesa.
Desde o regresso à competição, os tondelenses conseguiram os três resultados possíveis: um empate a zero com o SL Benfica, uma vitória por 2-0 diante do CD Aves e uma derrota por 0-2 frente ao Sporting CP. O triunfo caseiro no jogo com a equipa avense foi o único dos oito últimos encontros realizados no Estádio João Cardoso (depois de três derrotas e quatro empates). Dos 29 pontos até então conquistados, onze foram conseguidos na condição de visitado.
Do plantel orientado por Natxo González, o melhor marcador é o avançado brasileiro Ronan David, com três golos. Richard, João Pedro e Jhon Murillo surgem logo a seguir, com dois golos cada.
Na conferência de imprensa de antevisão à partida, o técnico do FC Paços de Ferreira, Pepa, afirmou que os seus atletas vão voltar a dar tudo para aproveitar a oportunidade de subir mais uns lugares na tabela: “Temos aquela oportunidade que já esperávamos há muito tempo, que é ficarmos ali próximos daquelas equipas e podermos continuar a olhar para a frente. E, mais do que olhar, o que nós queremos é dar um passo em frente – subir na classificação, somar pontos e fazer neste jogo o que temos feito, como se fosse o último. Sem precipitações. Seguros daquilo que estamos a fazer dentro de campo”.
“As exibições, a qualidade de jogo, estão lá. E é a isso que nós nos queremos agarrar. Já disse aqui várias vezes: está sustentado e queremo-nos agarrar, acima de tudo, a isso, porque depois as vitórias vão surgir com naturalidade. É continuarmos o nosso caminho, não nos desviarmos do nosso grande foco, que é a nossa equipa, aquilo que nós podemos fazer”, acrescentou Pepa.
Esta é uma deslocação a uma casa que o treinador dos Castores bem conhece, uma vez que liderou a equipa do CD Tondela antes de chegar a Paços de Ferreira. Apesar de tudo, o foco está agora na conquista dos três pontos. “O CD Tondela é uma equipa fortíssima nas transições, muito objetiva e muito forte na recuperação da bola, que consegue ser muito compacta nos seus jogos e, depois, ter muito espaço para atacar a profundidade. Temos noção que é uma equipa muito forte nas transições, que aproveita esse momento de jogo para fazer a diferença. Sabemos exatamente aquilo que vamos encontrar – uma equipa muito competente – e nós vamos ter de estar no nosso melhor nível”, afirmou.
Pepa salientou ainda que não há meta de pontos para esta temporada. Há, isso sim, uma meta de pontos por jogo, que são três: “O que nós queremos é olhar para cima e agarrarmo-nos com tudo ao jogo. São três pontos muito importantes, como são todos os outros, e a partir desse jogo, independentemente de tudo, ficam a faltar seis duelos. Não há meta de pontos. Há meta de pontos é no jogo que vamos disputar, que são três. Seja onde for, seja contra quem for”.
