Espírito de equipa em memória do mestre
Vitória no Moreirense (1-0) dá subida ao 5º lugar e presença na Taça da Liga
Que bela e emotiva forma de homenagear a memória de Vítor Oliveira conseguiu o FC Paços de Ferreira em Moreira de Cónegos. Às 20 camisolas «Vítor Oliveira» com que os jogadores entraram em campo e aos fumos negros de luto pelo desaparecimento dessa figura histórica para o Clube, juntou-se uma vitória digna do espírito de conquista que embebe a equipa. Os três pontos conquistados guindaram a equipa ao 5º lugar na Liga e ao apuramento para a Fase de Qualificação da Taça da Liga. O mestre Vítor Oliveira estará certamente emocionado por tudo aquilo que a equipa fez em campo, de forma a enaltecer o que de extraordinário conseguiu ao serviço do Paços de Ferreira.
Quanto à partida, foi muito disputada, nem sempre bem jogada, mas prevaleceu a eficácia pacense ao apontar um golo cedo, elevando-se depois o espírito coletivo para guardar essa vantagem decisiva. Os Castores marcaram logo aos 10 minutos, em bela triangulação ofensiva que fez a bola passar dos pés de Luther Singh para o cruzamento perfeito de Oleg e o cabeceamento poderoso de Douglas Tanque para golo. A vencer por 1-0 o Paços resguardou-se um pouco mais e o Moreirense foi emperrando consecutivamente na organização defensiva dos Castores. Luther Singh teve, aos 37 minutos, uma boa arrancada para espaços interiores onde disparou forte à baliza, mas a direção não foi a melhor. Já o Moreirense teve nos minutos finais do primeiro tempo as duas situações mais claras de apuro para a baliza de Jordi. Primeiro, num cabeceamento muito colocado ao qual Jordi respondeu com defesa de classe e, já nos descontos, em livre para a área que fez a bola sobrar para um remate forte de Rosic, mas por cima da baliza pacense.
Na segunda parte manteve-se praticamente a mesma toada. O Moreirense com bola, mas sem entrar na área do Paços, que foi tentando aproveitar as esporádicas saídas para o ataque. Aos 63 minutos, Bruno Costa e Oleg tiverem na mesma jogada dois remates fortes para defesas apertadas de Pasinato. Apesar das várias substituições nenhuma das equipas voltou a ter uma real situação de golo, pese embora as bolas enviadas para a área pacense, que invariavelmente esbarraram na sólida defensiva ou foram seguras pela intervenção de Jordi.
Foi a terceira vitória consecutiva do Paços na Liga (quatro jogos a vencer se juntarmos o da Taça de Portugal), que lhe valem um destacado 5º lugar na prova. O triunfo de hoje valeu também o apuramento para a eliminatória a oito da Taça da Liga. Os Castores irão discutir no Dragão, frente ao FC Porto, a passagem à «Final Four» da competição.
Para a Liga, a equipa volta à ação já no próximo domingo, no Estádio da Luz, frente ao Benfica (20h00).
Estádio: Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa), auxiliado por Rui Cidade e Gonçalo Freire
Disciplina: Cartão amarelo; Franco (51’).
MOREIRENSE FC: Pasinato; D’Alberto, Rosic, Ferraresi e Afonso Figueiredo; Fábio Pacheco (David Tavares, 70’), Franco (Ibrahima, 80’) e Alex Soares (Filipe Soares, 56’); Pires (Derik, 64’), André Luís e Walterson (Galego, 80’).
Não utilizados: Miguel; Steven Vitória e Reynaldo Cesar.
Treinador: César Peixoto
FC PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Fernando Fonseca, Marcelo, Marco Baixinho e Oleg; Eustaquio, Luiz Carlos (Diaby, 64’) e Bruno Costa; Hélder Ferreira (Uilton, 64’), Douglas Tanque (João Pedro, 80’) e Luther Singh (João Amaral, 60’).
Não utilizados: Michael Fracaro; Maracás, Adriano, Abbas Ibrahim e Matchoi.
Treinador: Pepa
Ao intervalo: 0-1
Resultado Final: 0-1
Marcador: 0-1 Douglas Tanque (10’)
