Missão: Taça de Portugal
Jogo em Alvalade às 21h15
Castores e Leões voltam a estar frente a frente, nesta temporada – agora para a Taça de Portugal. O jogo da quarta eliminatória da Prova Rainha (o segundo entre as duas equipas nesta competição) tem início marcado para as 21h15, em Alvalade.
O Sporting CP é, atualmente, o líder da Liga NOS, com 23 pontos ao fim de nove jornadas – sete vitórias (FC Paços de Ferreira, Portimonense SC, CD Santa Clara, Gil Vicente FC, CD Tondela, Vitória SC e Moreirense FC) e dois empates (FC Porto e FC Famalicão). É, portanto, a única equipa do campeonato ainda sem derrotas, e tem também o melhor ataque (23 golos, a par do FC Porto) e a segunda melhor defesa (sete golos sofridos, mais um do que o Belenenses SAD).
No último fim de semana, o Sporting CP teve uma deslocação ao terreno dos famalicenses, onde empatou a duas bolas – fechando um ciclo de seis triunfos consecutivos. Pedro Gonçalves marcou aos 37 minutos, Gustavo Assunção estabeleceu o empate seis minutos depois, e Pedro Porro, aos 45+4’, voltou a colocar os Leões em vantagem. A igualdade acabaria por chegar aos 89 minutos, através de Jhonata Robert.
Os Leões chegaram à quarta eliminatória da Prova Rainha, depois de terem eliminado o SG Sacavenense, equipa do Campeonato de Portugal, por 1-7. Nuno Santos, Coates (2), Jovane Cabral, Pedro Marques (2) e Gonçalo Inácio foram os autores dos golos.
Do plantel orientado pelo técnico Rúben Amorim, o destaque vai para Pedro Gonçalves, que leva dez golos apontados nesta temporada (todos para a Liga NOS). O jovem avançado português não vai, contudo, ser opção para este encontro, uma vez que irá cumprir castigo, após expulsão no último jogo da equipa leonina. Nuno Santos segue-se na lista de marcadores, com quatro golos.
_____
As declarações de Pepa na conferência de imprensa de antevisão:
[Sobre o último jogo com o Benfica e os seguintes com Sporting e Porto]
“Não mexeu com nada. Foi um soco no estômago, realmente, por ser no último lance da partida, mas, mais do que nos agarrarmos a algo negativo, nós temos de nos agarrar àquilo que fizemos. Procuramos ganhar o jogo. Discutir o jogo vale o que vale, porque todas as equipas o discutem, mas nós, mais do que discutir o jogo, queríamos muito os três pontos e fizemos de tudo. Portanto, não há aqui forma de ficarmos abalados em termos emocionais. Este jogo foi-nos dado com muito mérito nosso, porque passamos a eliminatória da Taça de Portugal, e também saiu muito do nosso cabedal estarmos na Final 8 da Taça da Liga. Calhou ser Benfica, Sporting, Porto – o que é algo inédito -, mas são desafios tremendos que este grupo encara com naturalidade, com muita motivação, com muito empenho e agora queremos é passar a eliminatória contra a melhor equipa do campeonato, neste momento. Está em primeiro, vem de uma senda de resultados positivos extraordinária, e nós queremos eliminá-la.”
[Sobre o jogo com o Sporting CP na Liga NOS, na segunda jornada]
“Nesse jogo não fizemos um remate à baliza e identificamos o problema. Saímos com a noção de que não fizemos aquilo que deveríamos ter feito e isso foi corrigido nos outros jogos. A partir do jogo com o Vitória, conseguimos criar mais oportunidades de golo. Somos das equipas que mais finaliza e mais remata, no campeonato; ou seja, estamos a colher os frutos do nosso trabalho. Agora, vamos encontrar essa mesma equipa, no Estádio de Alvalade, e sabemos da complexidade e da dificuldade, mas queremos fazer muito mais e melhor do que aquilo que fizemos aqui.”
[As prioridades]
“A prioridade é o campeonato. Temos de ter muito cuidado com a gestão de jogadores. Ainda há pouco chegamos aqui e já vamos para Lisboa outra vez. Ou seja, é um desgaste tremendo. Estamos todos os dias com muito cuidado – departamento médico, equipa técnica – e muito atentos ao feedback dos jogadores, pois eles conhecem o seu corpo e o seu estado melhor do que ninguém. Em termos de prioridade temos o campeonato, mas não vamos abdicar de um sonho – porque o Paços já esteve na final da Taça de Portugal e é algo que nós ambicionamos muito, mas de forma consciente. Queremos ir atrás do sonho, queremos fazer acontecer.”
[A falta de Pote, no Sporting]
“Se nós considerarmos que uma equipa com um plantel como o Sporting vai ficar diminuída ou fragilizada por não ter um jogador, então as coisas estão muito más. O Pote tem sido protagonista, tem estado a fazer um início de campeonato fantástico com muitos golos, muitas oportunidades… Tem sido incrível, mas não é só o Pote. É a equipa, a estrutura, a dinâmica. São todos desde lá atrás até à frente. Há qualidade nos dois planteis para assistirmos a um grande jogo, no qual as duas equipas vão procurar a baliza adversária desde o primeiro minuto. Vai ser um bom jogo.”
