Vitória em exibição de luxo sobre o SC Braga (2-0)

Castores colocam-se a dois pontos do 4º lugar

Que memorável caminhada está o FC Paços de Ferreira a protagonizar na Liga 2020/21. Esta tarde, um enorme jogo de inteligência tática e pragmatismo ofensivo levou o FC Paços de Ferreira a vencer o SC Braga, por 2-0. Uma vitória que ajudou a equipa a reforçar o quinto lugar no campeonato, ficando a apenas dois pontos do adversário desta tarde. Em três jogos disputados em 2021 os Castores somam três vitórias, todas por 2-0, e hoje até quebraram o enguiço das últimas partidas caseiras ante a equipa bracarense.
Frente a um adversário com assumida candidatura ao título nacional, os Castores sabiam que só fazendo um jogo quase perfeito levariam de vencida uma equipa cheia de argumentos. A equipa bracarense assumiu a posse de bola no início da partida, mas apenas aos 25 minutos conseguiu chegar à baliza do Paços. Em lance de contra-ataque, Fransérgio obrigou Jordi à primeira das valorosas intervenções que teve no jogo. O lance libertou um pouco mais o Paços no meio-campo adversário, mas foi de bola parada que criou muito perigo. João Amaral bateu um pontapé de canto e Marco Baixinho falhou por centímetros o cabeceamento para a baliza. A resposta bracarense surgiu em lance idêntico (42’), com David Carmo a cabecear também ao lado da baliza. Ao intervalo, a igualdade sem golos refletia a segurança defensiva que ambas equipas tinham protagonizado no primeiro tempo.
A segunda parte foi bem diferente. Carlos Carvalhal arriscou mais com a saída do médio defensivo Al Musrati para lançar Iuri Medeiros e o jogo ficou “desencaixado”, abrindo-se espaço para que o ataque superasse as estruturas defensivas. E foi o Paços a tirar melhor proveito da nova disposição tática, embora logo a abrir (47’) Abel Ruiz isolado sobre a esquerda tenha testado a atenção de Jordi. Foi sol de pouca dura para a equipa visitante, porque o Paços começou a ter mais espaço para colocar em campo a sua enorme qualidade de progressão com bola e os problemas para a defensiva do Braga acentuaram-se. Aos 54’, os Castores em ataque organizado tiveram duas assistências para a zona de finalização por parte de João Amaral, sendo que na segunda o guarda-redes Matheus desviou com dificuldade a bola dos pés de Douglas Tanque. Foi o aviso para o golo pacense, que surgiria três minutos depois. A jogada começou no guarda-redes Jordi, que pontapeou longo para Douglas Tanque, e este amorteceu para uma assistência primorosa da Luiz Carlos a Bruno Costa. Depois, bem, depois foi magia nos pés do médio pacense, que bailou à frente de Esgaio e fletiu para um remate forte e colocadíssimo que levou a bola a tabelar no poste antes de entrar na baliza bracarense. Um grande golo dos pacenses e que abriu as portas de um belo triunfo.
A perder por 1-0, o Braga arriscou tudo no ataque e poderia ter empatado (68’) quando Ricardo Horta recebeu um passe na zona de penalti, mas rematou muito por cima da baliza do Paços. E acabou por ser o Paços a ampliar a vantagem, aos 76’. Bruno Costa bateu um livre para a área, Marco Baixinho desviou de cabeça à trave, na recarga Maracás voltou a acertar no travessão, mas à terceira tentativa Hélder Ferreira empurrou a bola para a baliza e fez a festa merecida da equipa pacense. A vencer por 2-0 o jogo ficou muito favorável ao Paços, que até poderia ter ampliado a vantagem pelos recém-entrados Adriano Castanheira e João Pedro. Os amarelos controlaram perfeitamente a partida até ao final e festejaram este triunfo saborosíssimo, frente a uma grande equipa. Seguem em grande os Castores que estão a ter um início de 2021 perfeito.
O campeonato prossegue no próximo domingo, com o Paços a deslocar-se até à Madeira para defrontar o Marítimo (15h00).

Estádio Capital do Móvel

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve), auxiliado por Carlos Campos e Hugo Coimbra.
Disciplina: Cartão Amarelo; Galeno (62’); Iuri Medeiros (85’); Diaby (90’).

FC PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Maracás e Zé Uilton; Eustaquio, Luiz Carlos (Diaby, 77’) e Bruno Costa; Hélder Ferreira (Rebocho, 89’), Douglas Tanque (João Pedro, 77’) e João Amaral (Adriano Castanheira, 68’).
Não utilizados: Michael Fracaro; Marcelo, Abbas Ibrahim, Matchoi e Lucas Silva.
Treinador: Pepa

SC BRAGA: Matheus; Ricardo Esgaio, Bruno Viana, David Carmo e Sequeira; Al Musrati (Iuri Medeiros, 45’), Castro (André Horta, 78’) e Fransérgio; Galeno (João Novais, 62’), Abel Ruiz (Schettine, 62’) e Ricardo Horta (Piazon, 82’).
Não utilizados: Tiago Sá; Tormena, Raul Silva e Vítor Oliveira.
Treinador: Carlos Carvalhal

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 2-0

Marcador: 1-0 Bruno Costa (57’); 2-0 Hélder Ferreira (76’)

Noticias Relacionadas