Castores derrotam Marítimo (3-0)

Grande exibição pacense permite deitar-se no 4º lugar

A fantástica carreira que o FC Paços de Ferreira está a realizar na Liga conheceu mais um seu episódio da sua excelência. Os Castores foram à Madeira vencer o Marítimo de forma categórica (3-0) e dormiram embalados pelo 4º lugar na prova.
A classe da equipa cimentou-se em mais uma bela página que orgulha os adeptos, aumentando para quatro as vitórias consecutivas na prova, período em que marcou nove golos e mantive imbatível a sua baliza.
Frente a um Marítimo em clara recuperação e que também atravessava um período feliz, o Paços conseguiu controlar o seu adversário, numa primeira fase, e marcar os golos em alturas decisivas do jogo. O primeiro sinal de perigo foi amarelo, logo aos 20 segundos de jogo, com João Amaral a cruzar largo e Hélder Ferreira a cabecear ao lado da baliza maritimista. Foi um primeiro aviso, embora de seguida o Marítimo tentasse pegar no jogo, o que obrigou à total atenção do setor recuado pacense. Os madeirenses tiveram nesse período um remate enrolado de Hermes, por cima da baliza de Jordi, a que respondeu o Paços em lance que Douglas Tanque conseguiu meter a bola na baliza adversária, mas no seu início Hélder Ferreira estava em posição irregular, o que levou o árbitro a invalidar o golo. Um festejo em falso que, à meia-hora, se tornou efetivo. Hélder Ferreira dominou à entrada da área um passe longo e serviu com um toque precioso o remate muito colocado de Bruno Costa para as redes de Amin. Estava aberto o ativo e o Paços colocava-se em posição privilegiada no jogo; resultado favorável e qualidade na gestão da bola, embora o relvado muito solto não lhe permitisse a fluidez habitual. Até ao descanso, a emoção só regressou nos dois últimos minutos disputados; o Marítimo criou uma situação de perigo, que Guitane não soube aproveitar ao rematar muito por alto na zona de penalti e, na resposta, Bruno Costa roubou uma bola na área adversária e rematou ao poste.
Par a segunda parte o Marítimo surgiu com Alipour e Correa no ataque, mas foi o Paços a ter uma entrada avassaladora. Dois minutos jogados e livre no ataque pacense. João Amaral coloca na área e a bola vai direta ao guarda-redes insular, que não a consegue segurar, surgindo Luiz Carlos a não desperdiçar a falha adversária, atirando para o 2-0.
O Paços não poderia ter tido melhor recomeço e Fernando Fonseca quase marcou logo de seguida, em centro/remate que beijou a parte superior da trave. Após esta fase ofensiva dos Castores o jogo pausou um pouco, com o Paços a controlar muito bem a vantagem adquirida e o Marítimo a ter claras dificuldades em mudar o rumo dos acontecimentos.
O 3-0 esteve à vista aos 75 minutos, após grande jogada individual de Uilton que isolou Bruno Costa mas, desta feita, Amir levou a melhor e realizou uma grande defesa para canto. A equipa da casa poderia ter reduzido aos 81 minutos, através de um remate à meia-volta na área que saiu ao lado da baliza de Jordi.
Com a frente de ataque revigorada pelas entradas de João Pedro e Luther Singh e aproveitando a exposição maritimista na busca do golo, adivinhava-se que poderia haver novo festejo pacense. E que grande jogada coletiva para o celebrar! Fernando Fonseca rompeu pela direita e rematou para defesa de Amin, a bola sobrou para João Pedro que serviu Luther Singh, seguindo-se uma magistral tabelinha com Luiz Carlos que permitiu ao sul-africano atirar para o fundo das redes maritimistas. Estávamos a cinco minutos do final do encontro e a vitória já não iria escapar ao Paços. Daí até final ainda deu para a estreia de Abbas Ibrahim na I Liga e para controlar a vitória com tranquilidade até ao último apito de Vítor Ferreira.
Estava consumado mais um grande triunfo e justificado em campo o porquê do grande campeonato que o Paços está a realizar.
A equipa volta a jogar no dia 2 de fevereiro (terça-feira) em deslocação a Barcelos para defrontar o Gil Vicente.

Estádio da Madeira

Árbitro: Vítor Ferreira (Braga), auxiliado por Pedro Ribeiro e Valdemar Maia.
Disciplina: Cartão Amarelo; Lucas Áfrico (37’), Bambock (39’); Fernando Fonseca (43’); Hélder Ferreira (61’) e Luther Singh (77’).

MARÍTIMO: Amir; Claúdio Winck, Lucas Áfrico, Zainadine (Rúben Macedo, 61’) e Marcelo Hermes; Bambock, Leo Andrade e Pelágio (Correa, 45’); Rafik Guitane (Edgar Costa, 85’), Joel Tagueu (Marcelo, 85’) e Milson (Alipour, 45’).
Não utilizados: Caio Secco; Fumu Tamuzu, René Santos e China.
Treinador: Milton Mendes

FC PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Maracás e Pedro Rebocho; Eustáquio (Abbas Ibrahim, 86’), Luiz Carlos (Diaby, 86’) e Bruno Costa; João Amaral (Luther Singh, 66’), Douglas Tanque (João Pedro, 66’) e Hélder Ferreira (Uilton, 74’).
Não utilizados: Michael Fracaro; Marcelo, Matchói e Adriano Castanheira.
Treinador: Pepa

Ao intervalo: 0-1

Resultado Final: 0-3

Marcador: 0-1 Bruno Costa (28’); 0-2 Luiz Carlos (47’); 0-3 Luther Singh (85’)

Noticias Relacionadas