Quinta vitória consecutiva e o 3º lugar a dois pontos
Paços bate Gil Vicente por 2-1
É impossível pedir mais à fantástica época que o FC Paços de Ferreira está a realizar. Os Castores foram a Barcelos vencer o Gil Vicente, por 2-1, e somaram a quinta vitória consecutiva na prova, batendo esse record do Clube na competição. É uma caminhada memorável que coloca o Paços a apenas três pontos do terceiro lugar na Liga, quando falta apenas uma jornada para terminar a primeira volta.
A confiança e tranquilidade que a classificação atual transmite permite à equipa pacense encarar os jogos com a convicção de que só a vitória interessa e isso tem servido de mote para a qualidade colocada em campo.
Frente a um Gil Vicente que também é servido por bons valores individuais, os Castores entraram a mandar no jogo, desenvolvendo o futebol de troca segura de bola e lançamentos incisivos para a área adversária. A chuva e o vento foram uma das condicionantes da partida, embora o excelente relvado do Estádio barcelense tenha permitido que o jogo se desenrolasse de forma fluida e ativa, beneficiando a primeira parte de luxo dos Castores. A equipa pacense chegou ao 1-0 logo aos 15 minutos, com Luther Singh a roubar a bola a Rodrigo na área e a oferecer a conclusão a João Amaral. Em vantagem, acentuou-se a qualidade pacense e o 2-0 surgiria a dez minutos do intervalo. Após pontapé de canto a bola sobrou para Luiz Carlos ao segundo poste e este, após dominá-la, atirou certeiro para o fundo das redes de Denis. É a segunda jornada consecutiva a marcar do jovem de 35 anos, que tem enchido o meio-campo pacense. Até ao intervalo a toada de jogo manteve-se e o guarda-redes do Paços apenas em duas ou três situações teve que segurar ou afastar cruzamentos adversários.
Para o segundo tempo era esperada a reação gilista, até porque a vencer por dois golos de diferença o Paços iria resguardar a vantagem. Essa seria a tónica dos últimos 45 minutos, embora tenha pertencido a Douglas Tanque a primeira situação de perigo, em remate forte de longe que Denis apenas conseguiu sacudir para a frente na área. O Gil foi mais ofensivo e Samuel Lino (54’) teve um remate na área pacense que saiu ao lado. A equipa gilista acentuou a pressão nos últimos dez minutos de jogo e tiraria frutos disso, pois a dois minutos dos noventa reduziria para 2-1, com Alaa Abbas a empurrar a bola sobre a linha de golo.
Os últimos minutos de jogo redobraram então de emoção e o Gil Vicente tentou bombear bolas para a área pacense, procurando a igualdade. Veio então ao de cima a qualidade defensiva dos Castores que até tiveram algumas situações em que poderiam ter tentado o terceiro golo. O apito final confirmou a justa vitória do Paços e esse feito histórico do quinto êxito consecutivo na Liga.
O que é certo é que quase não há tempo para festejar, pois na próxima sexta-feira há novo compromisso para o campeonato, com os Castores a defrontarem o Tondela (21h00), na Mata Real. Que a história se continue a fazer…
Estádio Cidade de Barcelos
Árbitro: Fábio Melo (Porto), auxiliado por Carlos Campos e Bruno Trindade.
Disciplina: Cartão Amarelo; Baraye (19’); Luther Singh (30’); Lourency (52’); Fernando Fonseca (64’); Rebocho (75’); Talocha, 79’); Eustaquio (90’+3); Hélder Ferreira (90’+6).
FC PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Maracás e Rebocho; Eustaquio, Luiz Carlos (Abbas Ibrahim, 84’) e Bruno Costa (Diaby, 59’); Luther Singh (Hélder Ferreira, 59’), Douglas Tanque (João Pedro, 73’) e João Amaral (Uilton, 84’).
Não utilizados: Michael Fracaro; Marcelo, Adriano e Dor Jan.
Treinador: Pepa
GIL VICENTE FC: Denis; Joel, Rodrigo, Rúben Fernandes e Henrique Gomes (Talocha, 78’); Lucas Mineiro (João Afonso, 81’), Pedrinho (Alaa Abbas, 79’) e Claude Gonçalves; Lourency (Kanya, 73’), Samuel Lino e Baraye.
Não utilizados: Beunardeau; Souley, Bouba e Vítor Carvalho.
Treinador: Ricardo Soares
Ao intervalo: 0-2
Resultado Final: 1-2
Marcador: 0-1 João Amaral (15’); 0-2 Luiz Carlos (35’); 1-2 Alaa Abbas (88’)
