Continuar a fazer história

Receção ao CD Tondela às 21h

A primeira volta do campeonato fecha-se hoje para o FC Paços de Ferreira, que chega a esta 17ª jornada na sua melhor fase de sempre. Pela primeira vez na sua história, os Castores conseguiram uma sequência de cinco vitórias consecutivas, todas elas em 2021 – ano em que se destacam ainda os 11 golos marcados e um único golo sofrido (precisamente no último jogo, em Barcelos). A equipa liderada por Pepa espera continuar a fazer história, e, por isso, o objetivo é conquistar mais três pontos esta noite, diante do CD Tondela.

A equipa beirã é a nona classificada da Liga NOS com 18 pontos ao fim de 16 partidas – cinco vitórias (Portimonense SC, CD Santa Clara, FC Famalicão, Boavista FC e SC Farense), três empates (Rio Ave FC, Gil Vicente FC e Moreirense FC) e oito derrotas (CS Marítimo, SC Braga, Sporting CP, Vitória SC, FC Porto, CD Nacional, SL Benfica e Belenenses SAD). O CD Tondela tem ainda 15 golos marcados e 25 sofridos, sendo, assim, a terceira pior defesa da competição (atrás do Boavista, com 27, e do Famalicão, com 30).

No passado sábado, o CD Tondela recebeu e venceu o SC Farense. Os golos da vitória foram apontados já na segunda parte: o primeiro aos 46’ por João Pedro e o segundo já aos 90+3’ por Rafael Barbosa. O registo dos beirões em casa é positivo, tendo perdido apenas duas vezes em nove jogos; mas fora de portas temos precisamente o contrário. Longe do Estádio João Cardoso, o CD Tondela não conseguiu nenhuma vitória – já lá vão seis derrotas e um empate, empate esse que aconteceu na quarta jornada do campeonato, frente aos Gilistas.

Do plantel orientado pelo técnico Pako Ayestarán, destaque para o avançado espanhol Mario González, com cinco golos e uma assistência no campeonato. Seguem-se Salvador Agra e Rafael Barbosa na lista, cada um com três golos apontados e com uma assistência. Quem mais assistiu até ao momento foi, no entanto, Jhon Murilo, com três.

Este é apenas o décimo encontro entre FC Paços de Ferreira e CD Tondela. O primeiro deles foi a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal 2013/2014 e terminou com uma vitória dos Castores por uma bola a zero, com um golo de Christian Irobiso aos 90+1’. Os restantes oito jogos foram na Primeira Liga e “equilíbrio” é a palavra que melhor define o confronto direto: três vitórias para os pacenses, três vitórias para os beirões, dois empates, dez golos marcados pelo Paços e onze pelo Tondela.
_____

As declarações de Pepa em conferência de imprensa:

[Sobre o recorde de cinco vitórias consecutivas]
“Orgulho de todo o grupo de trabalho por aquilo que fez e vai ficar na história. Fica registado, mas não passa disso. O foco é total no próximo jogo. Foi algo que deu muito trabalho, muito suor, muita lágrima, muita transpiração, muito treino, mas fica sempre para trás. Não é para enganar ninguém, nem é para ser bonito de dizer – é o que é. É um jogo de cada vez, cada jogo tem a sua história, e o jogo com o Tondela vai ser muito difícil.”

[Sobre o Tondela]
“Eu estive lá e digo isto sempre com um sorriso na cara e com orgulho, pois é uma casa que me tratou muito bem. Vai ser uma equipa difícil, por aquilo que eu conheço da identidade do próprio clube. Acima de tudo, estão a conseguir fazer um campeonato tranquilo, com a inteligência dos jogadores que tem e do treinador – que, não sendo português, não é fácil, mas está a demonstrar capacidade de adaptação.”

“É uma equipa muito forte nas alas, nos corredores, tem um ponta de lança muito interessante – não é muito forte fisicamente, mas sabe muito bem utilizar o pouco espaço que às vezes tem. Tem centrais experientes, alas muito rápidos, muito explosivos, principalmente na procura do espaço. O meio campo é agressivo, no bom sentido da palavra, mas também muito inteligente nos momentos do jogo. É uma equipa que tem sido fortíssima em casa e que está à procura da primeira vitória fora.”

“A grande diferença que se nota fora e em casa são os pontos – está ali, é estatística, é factual. Agora em termos de dinâmica e de estrutura não há assim grandes diferenças entre os jogos fora e em casa. Os pormenores é que têm feito a diferença. (…) Sabemos que é uma equipa que a qualquer momento vai ganhar fora, porque tem qualidade para isso. Temos é de estar preparados e muito focados naquilo que depende de nós.

Noticias Relacionadas