Castores invencíveis há nove jornadas na Liga
Paços empata com o Portimonense e reforça 5º lugar
O FC Paços de Ferreira interrompeu a série vitoriosa na Liga, cedendo um empate caseiro (0-0) frente ao Portimonense. Apesar disso, os Castores somaram o nono jogo consecutivo de invencibilidade na prova e mantiveram o 5º lugar da classificação, após a partida que abriu a segunda metade da competição.
As dificuldades esperadas para este jogo foram confirmadas em campo e acentuadas pelas agruras do tempo que incluiu chuva, vento, granizo, que até obrigou a uma interrupção da partida nos minutos finais do primeiro tempo. O Paços realizou o seu terceiro jogo no espaço de uma semana, todos em terreno pesado, e apanhou do lado contrário uma boa equipa que tem na capacidade física uma das principais virtudes.
Assistiu-se, por isso, a um jogo muito equilibrado e muitas vezes condicionado pela velocidade ou atraso que o vento imprimia à bola. No primeiro tempo escassearam as situações de perigo junto a ambas balizas e só em lances esporádicos a bola se aproximou da área. Aos 8’, Jordi teve uma saída e corte acrobático perante Beto, respondendo o Paços através de um cabeceamento de Luiz Carlos (23’), que provocou um corte algo atrapalhado da defensiva algarvia. Daí até ao intervalo, apenas mais um cabeceamento de Beto (38’) poderia ter levado muito perigo à baliza pacense.
Na segunda parte as condições climatéricas não foram tão agrestes, mas tal não fez elevar consideravelmente a qualidade de jogo. O equilíbrio continuou a ser a nota dominante e só nos últimos vinte minutos houve alguma emoção sobre uma eventual alteração no marcador.
Aos 70 minutos, Dener falhou à boca da baliza uma bola que sobrou na pequena área. No Paços, era Eustaquio quem tentava fazer a bola chegar à área adversária e, aos 78 minutos, teve um cruzamento longo que Douglas Tanque não conseguiu emendar de cabeça ao segundo poste. Já depois de Henrique ter um remate muito forte na zona frontal da área, foi novamente Eustaquio a construir a jogada mais perigosa do Paços no jogo (73’). Serpenteou entre adversários e desmarcou Douglas Tanque na área, mas o seu potente remate saiu sem a direção da baliza. Daí até final foi o Portimonense a estar mais próximo da vitória, mas o remate de Bruno Moreira para golo foi salvo sobre a linha por um corte milagroso de Marco Baixinho.
O empate final acaba por ser o resultado acertado para o encontro, pois o que sobrou em luta e entrega de ambas equipas faltou em qualidade ofensiva de jogo.
Após uma semana intensa de três jogos os Castores têm, agora, alguns dias de descanso até ao compromisso da próxima segunda-feira (20h15) em Alvalade, frente ao Sporting CP.
Estádio Capital do Móvel
Árbitro: Manuel Mota (Braga), auxiliado por Jorge Fernandes e Luciano Maia.
Disciplina: Cartão Amarelo; Diaby (12’), Ewerton (23’), Luther Singh (31’)
FC PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Fernando Fonseca, Marcelo, Marco Baixinho e Rebocho (Adriano Castanheira, 83’); Diaby (João Pedro, 65’), Eustaquio e Luiz Carlos; Luther Singh (Uilton, 65’), Douglas Tanque e Hélder (João Amaral, 65’).
Não utilizados: Michael Fracaro; Maracás, Martin, Abbas Ibrahim e Dor Jan.
Treinador: Pepa
PORTIMONENSE: Samuel; Fahd Moufi, Maurício, Lucas Possignolo e Fali Candé (Poha, 89’); Willyan, Ewerton (Lucas Tagliapietra, 88’) e Dener; Luquinha (Henrique, 71’), Beto (Bruno Moreira, 65’) e Aylton Boa Morte (Salmani, 72’).
Não utilizados: Nakamura, Fabrício, Anderson e Anzai.
Treinador: Paulo Sérgio
Ao intervalo: 0-0
Resultado Final: 0-0
