Por mais uma vitória
Jogo em casa com o Portimonense SC (15h00)
A 18ª jornada da Liga NOS é aquela em que a segunda volta do campeonato se inicia e a mesma que trará o Jogo 700 do FC Paços de Ferreira, que terminou a primeira ronda com 34 pontos e a atravessar a melhor fase da sua história, registando seis triunfos consecutivos. Agora, quatro dias depois da receção ao CD Tondela (que terminou com um 2-1, com golos de Douglas Tanque e João Pedro), é hora de receber o Portimonense SC. E o foco da equipa é conseguir prolongar a série vitoriosa.
O Portimonense SC é a equipa que está imediatamente acima da linha que separa os lugares de manutenção dos lugares de play-off ou despromoção. Tem 15 pontos somados – mais um do que Boavista FC e FC Famalicão, e mais dois do que o lanterna vermelha SC Farense -, após quatro vitórias (CS Marítimo, CD Nacional, SC Farense e Belenenses SAD), três empates (FC Paços de Ferreira, FC Famalicão e Moreirense FC) e dez derrotas (Gil Vicente FC, Sporting CP, CD Tondela, CD Santa Clara, FC Porto, Vitória SC, SL Benfica, Rio Ave FC, Boavista FC e SC Braga). A estes registos, juntam-se ainda os 14 golos marcados e os 23 golos sofridos.
Antes de visitar o Estádio Capital do Móvel, os algarvios foram até ao Minho, onde defrontaram o SC Braga. Apesar de terem sido os primeiros a marcar, por Aylton Boa Morte (23’) e seguirem para o intervalo em vantagem, os bracarenses carimbaram a reviravolta, com um golo de Lucas Piazon (62’) e um penalty convertido por Ricardo Horta (73’). O Portimonense estendeu, assim, o tempo sem vitórias fora de portas, aumentando para sete o número de jogos sem conseguir vencer na condição de visitante. A última conquista foi na quarta jornada, no terreno do CS Marítimo, seguindo-se seis derrotas e um empate.
Do plantel orientado por Paulo Sérgio, o jovem avançado português Beto e o médio brasileiro Dener lideram a lista de melhores marcadores, com três golos cada um.
FC Paços de Ferreira e Portimonense SC já estiveram frente a frente em 15 jogos oficiais – o primeiro foi na temporada 1990/1991, quando as duas equipas disputavam a Divisão de Honra. Já no principal escalão do futebol português, o primeiro duelo foi em 2010/2011, logo na terceira jornada, e precisamente na Mata Real. O jogo terminou com um empate a duas bolas, com os golos Pacenses a serem marcados por Jorginho (48’) e Pizzi (75’). Das três partidas realizadas no Estádio Capital do Móvel para a Liga NOS, os Castores levam vantagem: uma vitória e dois empates.
