Castores interrompem nove jornadas de invencibilidade

Sporting derrota Paços, por 2-0

Após nove jogos consecutivos sem perder na Liga, o Paços acabou essa série com uma derrota em Alvalade (2-0), frente ao Sporting. No entanto, de negativo nesta partida a equipa só trouxe mesmo o resultado, porque voltou a ser fiel aos seus princípios de jogo e a deixar uma excelente imagem do futebol positivo que coloca em campo.
Frente ao líder isolado do campeonato, os Castores jogaram o “jogo-pelo-jogo” e desde o primeiro minuto que quiseram discutir o resultado. A equipa leonina apostou, sobretudo, nos lançamentos para as costas da defensiva pacense e teve a primeira oportunidade de golo aos 10 minutos, quando Jordi usou a rapidez de reflexos para deter um desvio de calcanhar de Paulinho na pequena área. Aos 20 minutos o Sporting chegou mesmo ao golo, de grande penalidade, após André Narciso ter considerado faltoso um contato de Rebocho com Pedro Gonçalves na área. João Mário bateu o penalti e colocou o Sporting em vantagem.
O golo não alterou a postura do Paços em campo, que manteve a qualidade de posse de bola e à qual faltou somar mais chegada à área adversária, embora a melhor oportunidade de golo até ao intervalo tenha pertencido aos Castores. Já depois de ter sido perdoado o segundo cartão amarelo a Feddal e consequente expulsão, Luther Singh recebeu uma bola à entrada da área e disparou muito forte à figura de Adán. Um lance que não se ficou por aí pois, na tentativa de corte do remate, Coates derrubou Luther com o pé contrário e ficou uma grande penalidade, clara, por assinalar. André Narciso que foi tão lesto a assinalar o penalti contra o Paços e a mostrar (mal) o amarelo a Rebocho, desta feita não fez o mesmo nem teve qualquer indicação do VAR. Foi “apenas” um dos vários equívocos ao longo do jogo, como aquele que quase deu o segundo golo ao Sporting em cima do intervalo. Apitou um livre junto à área pacense e mandou formar a barreira com quase com o dobro (!) da distância regulamentar para a bola. Na sequência do lance, Coates quase concluiu de cabeça para a baliza.
A perder, por 1-0, esperava-se a natural reação pacense no segundo tempo. E a equipa realizou uma segunda parte de grande qualidade, obrigando o Sporting a jogar mais recuado à procura do jogo de transições. Pena foi que a equipa leonina tenha feito o 2-0 logo a abrir. Após um pontapé de canto, Feddal desviou na área e Palhinha concluiu de forma indefensável para Jordi.
Dois golos de vantagem colocaram a partida muito difícil para os Castores, mas estes nunca se deram por derrotados. Logo na resposta (50’), Douglas Tanque quase chegou a um centro largo de Fernando Fonseca, mas Adán saiu dos postes e agarrou. Luiz Carlos entrou na área pela direita e o centro obrigou a um corte complicado da defensiva sportinguista e, finalmente, aos 74’ minutos foi a vez de João Amaral surgir solto na área, mas o remate de primeira saiu muito por cima da baliza de Adán. O arriscar pacense no ataque mais do que merecia, pelo menos, o golo de honra. Tal não aconteceu e o Sporting venceu pela eficácia, embora a derrota em nada belisque a qualidade e positividade do futebol do Paços.
A equipa mantém o quinto lugar na Liga e tem mais um jogo importante marcado para o próximo domingo, quando receber na Mata Real (15h00) o Vitória SC.

Estádio Alvalade XXI
Árbitro: André Narciso (Setúbal), auxiliado por Paulo Brás e José Luzia.
Disciplina: Cartão Amarelo; Nuno Mendes (8’), Marco Baixinho (12’), Feddal (14’), Rebocho (19’), Douglas Tanque (22’), Pedro Porro (54’), Adán (74’) e Jovane (88’).

SPORTING CP: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal e Nuno Mendes (Matheus Reis, 84’); João Palhinha, João Mário (Tabata, 73’) e Pedro Gonçalves (Jovane, 73’); Tiago Tomás (Matheus Nunes, 73’) e Paulinho (Nuno Santos, 63’).
Não utilizados: Luís Maximiano; João Pereira, Neto e Daniel Bragança.
Treinador: Rúben Amorim

FC PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Fernando Fonseca, Marco Baixinho (Marcelo, 63’), Maracás e Rebocho (Zé Uilton, 63’); Eustaquio, Luiz Carlos (Dor Jan, 85’) e Bruno Costa; Luther Singh, Douglas Tanque (João Pedro, 74’) e Hélder Ferreira (João Amaral, 63’).
Não utilizados: Michael Fracaro; Martin, Diaby e Adriano Castanheira.
Treinador: Pepa

Ao intervalo: 1-0

Resultado Final: 2-0

Marcadores: 1-0 João Mário (20’ gp); 2-0 João Palhinha (48’)

Noticias Relacionadas