A luta pelo quinto lugar

Jogo com o Vitória SC tem início às 15h

De volta a casa e prontos para voltar às vitórias. Depois do empate caseiro frente ao Portimonense SC e da derrota em Alvalade, diante do Sporting CP – que interrompeu uma série de invencibilidade de nove jogos, mas mostrou, mais uma vez, a qualidade de jogo da equipa –, o FC Paços de Ferreira prepara-se para receber esta tarde o Vitória SC, num encontro que marca também a disputa pelo quinto lugar da tabela.

E quando se fala em disputa pelo quinto lugar da tabela, esta está mesmo à vista. Imediatamente abaixo do FC Paços de Ferreira, na sexta posição, está o Vitória SC, com menos três pontos (32). Ao fim de 19 jornadas, regista nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas, 24 golos marcados e 19 golos sofridos. Na primeira volta do campeonato, os vitorianos conseguiram um registo mais positivo fora de portas do que no próprio D. Afonso Henriques: 18 pontos contra 13, sendo que as cinco derrotas das equipas foram todas na condição de visitado. Já os Castores são mais fortes em casa, onde na primeira volta só perderam por uma vez (frente ao Sporting CP) e empataram outra (diante do Boavista FC) – houve ainda o empate com o Portimonense SC, já na segunda ronda.

O Vitória SC chega à Mata Real com uma série de quatro partidas sem triunfar (três empates e uma derrota). Na última quarta-feira, receberam o SC Farense para o jogo em atraso da jornada 14 – e que acabou com dois golos para cada lado. Pepelu colocou os vimaranenses em vantagem ao minuto 14’, e Ryan Gould empatou sete minutos depois, através de grande penalidade. A vantagem ao intervalo, contudo, viria ainda a ser do Vitória, com Marcus Edwards a fazer o 2-1 aos 37’. Foi já à passagem do minuto 79’ que Nikola Stojiljkovic, saído do banco, estabeleceu o 2-2.

Do plantel orientado por João Henriques, o avançado colombiano Óscar Estupiñán destaca-se como melhor marcador, com seis golos marcados na Liga NOS. O médio e capitão André André surge de seguida, com cinco.

Este será o 47º encontro entre os vitorianos e o FC Paços de Ferreira. Dos 46 já realizados, contam-se 12 vitórias para os Castores, 16 para os vimaranenses e 18 empates. Já se olharmos apenas para os jogos realizados no Estádio Capital do Móvel e a contar para a Liga NOS, temos um equilíbrio ainda maior: cinco triunfos para o Paços, seis para o Vitória e nove empates. No que aos golos diz respeito, 21 foram marcados pelos pacenses e 25 pelos vitorianos. O primeiro jogo entre as duas equipas a contar para a Primeira Liga, na Mata Real, foi a 2 de maio de 1992 e terminou com um empate a uma bola – Ziad colocou o Vitória em vantagem aos 83’ e Jussiê estabeleceu a igualdade aos 90’.

Noticias Relacionadas