Regresso às vitórias na hora certa
João Pedro marcou golo do triunfo sobre o Belenenses
O FC Paços de Ferreira voltou às vitórias na Liga, largando definitivamente o período menos positivo que atravessou e reforçando a candidatura a um lugar europeu na próxima temporada. Foi uma vitória muito suada e merecida para os Castores, que assim chegaram aos 48 pontos na prova.
A primeira parte foi jogada a um ritmo muito baixo e o Paços sentiu dificuldades em entrar na organização defensiva belenense. Os Castores tiveram quase sempre a bola em seu poder, mas raras vezes conseguiram chegar à baliza de Kritciuk.
Os únicos lances ofensivos chegaram através de bola parada. Aos 30 minutos de jogo, Rebocho bateu um livre da esquerda para um cabeceamento de Maracás à figura do guarda-redes visitante. O Belenenses teve uma situação de apuro já nos cinco minutos finais do primeiro tempo, com Yaya a cruzar para um cabeceamento sem direção de Rúben Lima. O nulo ao intervalo ajustava-se à inoperância ofensiva de ambas as equipas.
O treinador pacense realizou duas alterações ao intervalo e a segunda parte trouxe um Paços mais esclarecido em termos ofensivos, tanto que, aos 49 minutos, Luiz Carlos cruzou tenso para a emenda à boca da baliza que acabou por não surgir. Esse maior pendor ofensivo teve sequência quatro minutos depois, quando Eustaquio arrancou em jogada individual e já dentro da área rematou à figura do guarda-redes visitante. O Belenenses limitava-se a controlar o jogo defensivo e o Paços teve a melhor oportunidade de golo aos 67 minutos. Douglas Tanque surgiu isolado na cara de Kritciuk, mas o guarda-redes russo fez uma excelente defesa e negou-lhe o golo.
Sem fazer um jogo brilhante o Paços estava claramente muito mais próximo do golo e João Amaral, isolado, tentou um chapéu ao guarda-redes, mas a bola saiu-lhe para as mãos. Foi o lance que precedeu a jogada decisiva da partida. João Amaral tentou picar a bola sobre um defensor do Belenenses e este desviou-a, com a mão, na área. Um penalti indiscutível que Gustavo Correia assinalou de pronto. Um lance decisivo que João Pedro assumiu e bateu para golo, pese embora Kritciuk ainda tenha tocado na bola. O Paços abria o marcador, com justiça, e já bem perto do final do jogo. Houve ainda tempo para um susto, quando Henrique empatou para o Belenenses, mas após consulta ao VAR o golo foi anulado por situação irregular no início da jogada. Até ao apito final o Paços segurou a preciosa vantagem e confirmou a vitória que lhe escapava há cinco jornadas. Um triunfo precioso e que reforçou a esperança de manter o fantástico quinto lugar na competição nas quatro jornadas que faltam disputar.
Serão quatro jogos em quinze dias, começando já na próxima quarta-feira em Braga (19h00).
Estádio Capital do Móvel
Árbitro: Gustavo Correia (Porto), auxiliado por Inácio Pereira e Luís Costa.
Disciplina: Cartão Amarelo; Bruno Costa (11’); Luiz Carlos, 76’); Henrique, 86’); Fernando (90’+1); Yaya (90’+6). Cartão Vermelho; Petit (86’); Hélder Ferreira (90’+2).
FC PAÇOS DE FERREIRA: Jordi; Fernando Fonseca, Marcelo, Maracás (Marco Baixinho, 45’) e Rebocho (Hélder Ferreira, 45’); Eustaquio, Luiz Carlos e Bruno Costa (Adriano Castanheira, 60’); Luther Singh (João Amaral, 60’), Douglas Tanque ((João Pedro 78’) e Zé Uilton.
Não utilizados: Michael Fracaro; Jorge Silva, Abbas Ibrahim e Matchói.
Treinador: Pepa
BELENENSES SAD: Kritciuk; Tiago Esgaio, Gonçalo Silva, Tomás Ribeiro e Rúben Lima (Nilton, 68’); Henrique, Bruno Ramires (Edgar, 81’), Taira e Yaya; Afonso Sousa (Varela, 81’) e Francisco Teixeira (Cafu, 68’).
Não utilizados: André Moreira; Diogo Calila, Danny, Chima Akas e César.
Treinador: Petit
Ao intervalo: 0-0
Resultado Final: 1-0
Marcador: 1-0 João Pedro (86’gp)
