De novo na Europa, mas ainda falta o quinto
Jogo com o CS Marítimo às 15h
As portas da Europa voltam a abrir-se para o FC Paços de Ferreira! Pela quarta vez na sua história, os Castores alcançam as competições europeias, vendo assim garantida a sua presença na nova UEFA Conference League, em 2021/2022. No jogo em Braga, na última jornada, a equipa brindou os adeptos pacenses com uma exibição a roçar a perfeição, mas o empate a uma bola não foi suficiente para garantir esse objetivo. No entanto, a derrota do CD Santa Clara em Famalicão, na última sexta-feira, fechou as contas europeias, ficando, contudo, ainda a faltar uma última missão: o quinto lugar. E isso pode ser conseguido já esta tarde, se o FC Paços de Ferreira vencer o CS Marítimo.
À entrada para esta 32ª jornada – e numa altura em que faltam apenas outras duas para a conclusão do campeonato – o CS Marítimo é o 14º classificado, com 33 pontos, estando ainda na luta pela manutenção (está a três pontos do play-off de despromoção). Até ao momento, tem dez vitórias, três empates (a equipa com menos empates da Liga NOS) e dezoito derrotas, registando ainda 25 golos marcados (o terceiro ataque menos concretizador) e 41 golos sofridos. Fora do Estádio do Marítimo, ganhou cinco vezes (FC Porto, Rio Ave FC, Gil Vicente FC, CD Nacional e Boavista FC), empatou uma (Portimonense SC) e perdeu nove (CD Santa Clara, Moreirense FC, FC Famalicão, SC Farense, SC Braga, Vitória SC, CD Tondela, SL Benfica e Belenenses SAD).
Antes de visitar o FC Paços de Ferreira, o CS Marítimo recebeu o Gil Vicente FC e não conseguiu a sua quarta vitória consecutiva na Liga NOS. Após três triunfos por 1-0, a formação maritimista saiu derrotada por 0-1, não tendo dado resposta ao golo de Samuel Lino aos 32 minutos.
Do plantel orientado por Julio Velázquez, os destaques vão para os avançados Rodrigo Pinho e Joel Tagueu – os jogadores com mais influência no ataque. Rodrigo leva nove golos e Joel conta oito e ainda três assistências.
FC Paços de Ferreira e CS Marítimo têm já um largo histórico de confrontos e o equilíbrio é notório. Dos 49 jogos oficiais disputados, 16 foram ganhos pelos pacenses, 16 pelos madeirenses e 17 terminaram empatados. O primeiro duelo foi a contar para a Taça de Portugal de 1983/1984 e terminou com uma vitória da equipa da Capital do Móvel, por 2-1. Olhando apenas para os encontros realizados na Mata Real e a contar para a Liga NOS, já verificamos uma vantagem mais clara, com o Paços a vencer dez jogos e o Marítimo apenas três, havendo ainda oito empates. Nota também para os 30 golos marcados pelos Castores e pelos 21 apontados pela equipa verde-rubra.
