Quinto lugar, «Europa» e vitória no jogo de despedida
Paços vence em Tondela (3-2) na última jornada da Liga
Foi a despedida perfeita para uma época memorável a vários níveis. Os Castores foram a Tondela vencer (3-2) pela 15ª vez esta temporada e atingiram os 53 pontos, uma marca que lhe garante um folgado 5º lugar na classificação.
A última partida da época colocou frente a frente duas equipas com objetivos já definidos na classificação e, por isso, assistiu-se a um jogo aberto, com alternância no marcador e indefinição no vencedor até ao final.
A equipa beirã começou melhor e abriu o marcador logo aos dois minutos, por João Pedro, mas a resposta pacense foi rápida. Douglas Tanque aproveitou um erro defensivo para correr até à área e bater o guarda-redes do Tondela. Tudo igual com apenas cinco minutos de jogo.
As oportunidades de golo foram-se sucedendo para ambas as equipas e seria a equipa da casa a voltar à vantagem, pouco depois da meia-hora, por João Pedro. Douglas Tanque não queria ficar atrás do médio tondelense e voltou a igualar a partida dois minutos depois. Um belo golpe de cabeça do avançado brasileiro a fazer o nono golo na Liga esta temporada.
Até ao intervalo, tanto Tondela como Paços poderiam ter novamente chegado ao golo, mas a igualdade a dois era o que se registava no marcador.
A segunda parte mostrou desde os primeiros instantes um Paços mais ofensivo e organizado e adivinhava-se que seria a equipa pacense a próxima a festejar um golo. E foi o que aconteceu, em excelente jogada de Pedro Rebocho que assistiu para a conclusão fácil de Hélder Ferreira. O Paços estava melhor, merecia a vantagem (3-2) mas não se conformava com o resultado. Daí até final foi sempre a equipa pacense a ter as melhores situações de golo, com Zé Uilton, João Amaral e Adriano Castanheira a poderem ter feito o gosto ao pé.
No entanto, o resultado estava feito e Pepa deu ainda a oportunidade de estreia esta temporada a Zé Oliveira. E foi com a bola nas mãos do jovem guarda-redes que o árbitro Fábio Melo apitou para o fim do encontro e desta bela temporada pacense.
Um orgulho para todos a forma como decorreu e terminou esta época, em que os Castores justificaram plenamente o epíteto de equipa sensação da temporada, conquistando com todo o mérito um lugar na «Europa Conference League» da próxima época.
Parabéns a todos!
Estádio João Cardoso (Tondela)
Árbitro: Fábio Melo (Porto), auxiliado por Sérgio Jesus e André Dias.
Disciplina: Cartão Amarelo; Enzo Martinez (17’), Bruno Costa (33’), Arcanjo (62’) e Souley (90’).
CD TONDELA: Niasse; Tiago (Bebeto, 72’), Yohan Tavares, Enzo Martinez e Filipe Ferreira (Ricardo Alves, 82’); Jaume, João Pedro e Pedro Augusto (Souley, 82’); Arcanjo (Štrkalj, 82’) , Mario Gonzalez e Rafael Barbosa.
Não utilizados: Trigueira; Jota, Jaquité e Medioub.
Treinador: Paco Ayestaran
FC PAÇOS DE FERREIRA: Michael Fracaro (Zé Oliveira, 88’); Fernando Fonseca, Maracás, Marco Baixinho e Rebocho; Eustaquio, Luiz Carlos e Bruno Costa (Abbas Ibrahim, 60’); Hélder Ferreira (João Amaral, 60’), Douglas Tanque (João Pedro, 76’) e Zé Uilton (Adriano Castanheira, 76’).
Não utilizados: Jorge Silva, Pedro Marques, Matchoi e Lucas Silva.
Treinador: Pepa
Ao intervalo: 2-2
Resultado Final: 2-3
Marcadores: 1-0 João Pedro (2’); 1-1 Douglas Tanque (5’); 2-1 João Pedro (34’); 2-2 Douglas Tanque (36’); 2-3 Hélder Ferreira (59’).
