Paços entra a vencer na nova temporada
Castores batem Gil Vicente (5-4)
O FC Paços de Ferreira conseguiu ultrapassar com êxito o primeiro teste oficial da temporada ao vencer o Gil Vicente e garantir a entrada na Fase de Grupos da Allianz Cup. A partida frente aos gilistas terminou empatada no final dos 90 minutos (1-1) e os Castores foram mais fortes do desempate por penaltis, triunfando por 5-4.
Era com natural expetativa que se aguardava a estreia pacense no Capital do Móvel, naquela que foi a última partida sem a presença dos adeptos que regressam aos Estádios a partir de amanhã. As várias novidades no onze e no comando técnico deram para ver um Paços com excelentes valores individuais, mas ainda à procura de uma boa orquestração coletiva. O Gil Vicente colocou muitas dificuldades à construção do jogo pacense e a partida foi-se desenrolando com mais luta pela bola do que com objetividade ofensiva.
No primeiro tempo destaque para um cabeceamento ao lado de Marco Baixinho (12’), após pontapé livre de João Vigário e, do lado barcelense, nota para a boa posse de bola embora com pouca chegada à área pacense.
A segunda parte começou com o golo do Paços. Abbas Ibrahim lançou Lucas Silva em profundidade e o extremo brasileiro dominou a bola de forma perfeita para assistir Denilson no coração da área. O avançado encostou com convicção para o 1-0. O Gil Vicente reagiu de pronto e foi causando alguns apuros e chegou mesmo à igualdade. Pedrinho assistiu Fujimoto na área e este cruzou de primeira para a conclusão de Bilel ao poste mais distante.
A igualdade trouxe de novo o equilíbrio à partida e os minutos foram passando sem registo de grandes momentos ofensivos. A partida voltou a despertar nos dez minutos finais. Aos 82’, Uilton na área rematou cruzado para a bola sair rente ao poste da baliza de Kritciuk e a dois minutos dos noventa foi Juan Delgado a cruzar para um remate de primeira de João Pedro, que saiu à figura do guarda-redes adversário. A equipa barcelense criou um calafrio em cima dos noventa minutos quanto Pedrinho rematou em arco na área e a bola saiu rente ao poste da baliza de André Ferreira.
O encontro terminou empatado e foi direto para a marcação de grandes penalidades. Aí valeu a destreza do guarda-redes André Ferreira e a frieza de Maracás na marcação do decisivo 5-4. Douglas Tanque, Uilton e Juan Delgado também ajudaram à vitória com a marcação vitoriosa do penalti.
O Paços segue assim para a próxima fase da prova onde entrará no grupo de um dos quatro primeiros classificados da época transata. Serão quatro grupos com três equipas cada e que apurarão o primeiro classificado para a «Final Four» da competição.
Segue-se a receção ao Larne FC (Irlanda do Norte) para a Conference League (5ª feira às 19h00) no Estádio Capital do Móvel.
Estádio Capital do Móvel
Árbitro: Rui Costa (Porto), auxiliado por Nuno Manso e José Martins
Disciplina: Cartão Amarelo; Rui Pires (26’), Ricardo Soares (Treinador, 45’), Maracás (50’) e Bilel (73’).
FC PAÇOS DE FERREIRA: André Ferreira; Jorge Silva, Marco Baixinho, Maracás e João Vigário; Rui Pires (Luiz Carlos, 61), Abbas Ibrahim e Nuno Santos (João Pedro, 89’); Hélder Ferreira (Juan Delgado, 61’), Denilson (Uilton, 75’) e Lucas Silva (Douglas Tanque, 75’).
Não utilizados: Jeimes; Fernando Fonseca, Flavio Ramos e Matchoi.
Treinador: Jorge Simão
GIL VICENTE FC: Kritciuk; Zé Carlos, Rúben Fernandes, Lucas Cunha e Talocha; Vítor Carvalho, Pedrinho e Fujimoto; Samuel Lino (Matheus Bueno, 82’), Francisco Navarro e Bilel (Murilo, 72’).
Não utilizados: Brian; Diogo, Caiado, Jean Irmer, Henrique Gomes e Liberal.
Treinador: Ricardo Soares
Ao intervalo: 0-0
Resultado Final: 1-1
Marcadores: 1-0 Denilson (47’); 1-1 Bilel (58’). Desempate pela marcação de grandes penalidades: 0-1 Talocha; 1-1 Douglas Tanque; Murilo (falhou); 2-1 Zé Uilton; Pedrinho (falhou); João Pedro (falhou); 3-2 Juan Delgado; 3-3 Fujimoto; 4-3 Maracás.
