Tiro de Tanque vale três pontos em Portimão
Paços soma segunda vitória na Liga
Após uma maratona de nove jogos no espaço de um mês – com três nos últimos sete dias – era de primordial importância o FC Paços de Ferreira pontuar na difícil deslocação a Portimão. Sabia-se que iria ser um jogo de sacrifício, sobretudo do ponto de vista físico, e os atletas assumiram desde o primeiro minuto esse desafio, desempenhando-o com êxito ao longo de 90 minutos duros de jogo.
O Portimonense assumiu a bola de início e no primeiro quarto de hora teve duas situações com algum apuro para a baliza de André Ferreira, protagonizadas por Anderson e Lucas Fernandes. O Paços respondeu logo de seguida com um cabeceamento de Douglas Tanque por cima da trave, após pontapé de canto batido por Antunes. Assim se manteve a toada de maior controle de jogo por parte da equipa algarvia, perante um Paços a tentar surpreender a equipa da casa com lançamentos longos para as costas da sua defensiva. Em cima do intervalo surgiu o lance chave do desafio. Hélder Ferreira teve uma primorosa assistência para Douglas Tanque na área e o brasileiro trabalhou bem sobre dois adversários para rematar muito forte para o fundo das redes. Um golo que chegou na altura certa para os Castores levarem um ânimo extra para o intervalo.
A segunda parte mostrou um Portimonense em crescendo de ritmo, perante um Paços que foi dando cada vez mais sinais de desgaste face às exigências competitivas da última semana. A equipa da casa dispôs de algumas boas situações para chegar à igualdade, mas o Paços também podia ter ampliado o marcador. A oportunidade mais flagrante para os Castores surgiu aos 76 minutos, com Uilton a receber mais uma bela assistência de Hélder Ferreira que o deixou isolado na cara de Samuel, mas o remate foi desviado pelo guarda-redes algarvio.
Os minutos finais foram de muita expetativa, face ao acentuar atacante do Portimonense, mas André Ferreira e o acerto de todo o setor defensivo pacense, souberam segurar uma preciosa vitória. Com os três pontos alcançados, o Paços chegou aos seis na Liga e subiu ao 8º lugar da competição. Foi assim dobrado um dos desafios mais complicados do ponto de vista físico para a equipa, que agora terá quinze dias para preparar a retoma da competição após a paragem para os jogos das seleções. Uma pausa que surge num bom momento e com a moral em alta pelo triunfo desta noite.
Segue-se a receção ao SC Braga, para a 5ª jornada da Liga, jogo que ainda não tem data marcada.
Estádio Cidade de Portimão
Árbitro: João Pinheiro (Braga), auxiliado por Tiago Costa e Luciano Maia. 4ºÁrbitro: Marcos Brazão.
Disciplina: Cartão Amarelo; Nuno Santos (40’), Fali Cande (45’+1), Douglas Tanque (45’+2), Pedrão (63’), André Ferreira (74’), Flávio Ramos (80’) e Denilson Jr. (88’).
PORTIMONENSE SC: Samuel; Moufi, Lucas Possignolo (Luquinha, 45’), Pedrão e Fali Candé (Aponza, 82’); Willyan, Lucas Fernandes (Imbula, 66’) e Carlinhos; Anderson; Renato Júnior e Aylton Boa Morte (Angulo, 66’).
Não utilizados: Kosuke; Henrique Jacu, Pedro Sá, Relvas e Casagrande.
Treinador: Paulo Sérgio
FC PAÇOS DE FERREIRA: André Ferreira; Fernando Fonseca, Maracás, Flavio Ramos e Antunes; Luiz Carlos (João Pedro, 84’), Eustáquio e Nuno Santos (Rui Pires, 63’); Hélder Ferreira (Juan Delgado, 84’), Douglas Tanque (Denilson Jr., 63’) e Lucas Silva (Uilton, 71’).
Não utilizados: Jeimes, Jorge Silva, Nuno Lima e Matchoi.
Treinador: Jorge Simão
Ao intervalo: 0-1
Resultado Final: 0-1
Marcador: 0-1 Douglas Tanque (45´)
