Paços confirma grande momento no Jamor (2-0)
Denilson Jr. e Hélder Ferreira nos golos pacenses
O histórico cenário do Jamor serviu de palco perfeito para o Paços celebrar com os seus fantásticos adeptos mais uma importante vitória na Liga. Foi a segunda consecutiva dos Castores e que os alavancou para lugares mais tranquilos na tabela classificativa.
Frente ao lanterna vermelha da competição e que jogava cartada importante nesta partida, o Paços soube ser pragmático e disferir dois golpes fatais nos momentos certos do jogo.
A equipa pacense sentiu-se em casa desde o apito inicial, muito pela força das três centenas de adeptos que lá marcaram presença e que foram incansáveis no apoio ao longo de toda a partida. A equipa correspondeu a esse estímulo e durante o primeiro quarto-de-hora instalou-se no meio-campo belenense tendo, aos 8’, uma grande oportunidade de golo por Nuno Santos. O médio rematou de primeira após pontapé de canto batido por Antunes e Luiz Felipe evitou o golo com uma defesa temerária. Um lance que poderia ter sido replicado por Denilson aos 17’, mas o remate na meia-lua sem preparação saiu ao lado da baliza. Este fulgor inicial do Paços esvaneceu-se um pouco a partir dos 20 minutos, embora sem que o ataque da equipa visitada tenha incomodado André Ferreira. Em cima do intervalo Luiz Carlos apareceu estatelado na grande área, após um lance em que foi pisado por Chima Akas e que motivou a ida de Soares Dias ao VAR, onde a decisão de assinalar grande penalidade foi peremptória. Denilson cobrou o castigo máximo com confiança e levou o Paços em vantagem para o descanso.
A equipa pacense entrou no segundo tempo com a mesma determinação inicial e Matchoi teve logo a abrir uma jogada pela direita em que o seu cruzamento provocou a aflição na defensiva azul. O lance de maior perigo do Belenenses SAD no jogo ocorreu aos 53’, com Camará a cabecear solto na área pacense, mas sem direção.
O Paços passou então a gerir melhor as saídas rápidas para o ataque e, numa delas, acabou por fazer um golo de belo efeito. As sucessivas trocas de bola entre Antunes, Denilson e Matchoi levou-a até aos pés de Hélder Ferreira que, na área adversária, disferiu um potente e colocado pontapé para o fundo das redes de Luiz Felipe. Estava feito o 2-0 e aberto definitivamente o caminho para a terceira vitória fora esta temporada. Os Castores ficaram mais confortáveis no jogo e estiveram à beira de ampliar o marcador quando Matchoi (69’) correspondeu de cabeça a um cruzamento de Hélder Ferreira mas a bola saiu ligeiramente ao lado da baliza. César Peixoto fez, então, várias alterações na equipa e promoveu a estreia absoluta de Nico Gaitan com a camisola do Paços. Os minutos foram passando com os Castores agarrados à vitória e um Belenenses incapaz de incomodar André Ferreira.
O apito final do árbitro selou a importante vitória e os atletas não esconderam a sua alegria pelo feito, celebrando-a com os seus adeptos que bem mereceram o tributo que a equipa lhes prestou. O Paços continua no caminho certo rumo à tranquilidade no campeonato, fruto da qualidade apresentada e de um espírito de equipa cada vez mais sólido.
O próximo jogo da Liga (25ªJ) está marcado para 6 de março (domingo), com a receção ao FC Porto no Estádio Capital do Móvel (18h00).
Estádio: Jamor
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto), auxiliado por Rui Licínio e André Dias.
4ª árbitro: João Pinho.
Disciplina: Cartão Amarelo; Marco Baixinho (24’), Safira (45’), Chima Akas (45’+1), Hélder Ferreira (54’), André Ferreira (57’) e Nuno Santos (60’).
BELENENSES SAD: Luiz Felipe; Diogo Calila, Danny, Yohan Tavares e Chima Akas; Yaya Shitole (Braima, 88’), Afonso Sousa (Lukovic, 77’) e Baraye (Licá, 67’); Abel Camará (Ndour, 77’), Safira e Pedro Nuno (Chico, 88’).
Não utilizados: João Monteiro; Luca, Jójó e Jordan.
Treinador: Franclim Carvalho
FC PAÇOS DE FERREIRA: André Ferreira; Fernando Fonseca, Marco Baixinho, Maracás e Antunes; Nuno Santos, Luiz Carlos e Matchoi (Nico Gaitan, 77’); Hélder Ferreira (Uilton, 71’); Lucas Silva (Diaby, 88’) e Denilson Jr. (Adrian Butzke, 88’).
Não utilizados: Vekic; Luís Bastos, Nuno Lima, Pedro Ganchas e Abbas Ibrahim.
Treinador: César Peixoto
Ao intervalo: 0-1
`
Resultado Final: 0-2
Marcadores: 0-1 Denilson Jr. (45+2’); 0-2 Hélder Ferreira (62’)
