Paços vence em Arouca e sobe aos 30 pontos na Liga

Nico Gaitan marcou o golo do triunfo dos Castores

Que bela vitória do Paços em Arouca (1-0), honrando da melhor forma a estoica presença dos adeptos pacenses que, sob chuva impiedosa, aguentaram 90 minutos no Estádio a puxar pela equipa, dando-lhe aquele alento especial rumo ao triunfo. Os Castores voltaram a demonstrar o momento de grande confiança que atravessem na Liga, onde venceram três dos últimos quatro encontros disputados. A excelente fase foi expressa, sobretudo, nos primeiros 45 minutos, período onde a equipa não se deixou incomodar pelo terreno muito pesado – fruto da chuva que caiu continuamente – e desenvolveu um futebol de excelente qualidade a fazer jus à vantagem que levou para o descanso.
Logo aos 7 minutos o Paços teve a primeira oportunidade de golo, com Uilton a surgir isolado sobre a esquerda da área, mas o seu remate de primeira foi dificultado pelo estado do terreno e saiu para fora. Já o Arouca teve o seu momento de perigo aos 23 minutos, quando Pedro Moreira rematou sem preparação à entrada da área e obrigou André Ferreira a um voo junto ao poste para desviar a bola para canto. No entanto, era o Paços quem comandava o jogo e o golo acabou por surgir a seu favor. Uilton teve uma jogada individual na esquerda e serviu Nico Gaitan que dominou na área e rematou para a baliza, beneficiando ainda de um ressalto no defensor do Arouca para ver a bola entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Victor Braga. Um momento de festa para o grupo e para as três centenas de adeptos pacenses que apoiaram continuamente a equipa no Estádio. O Paços dava assim expressão no marcador ao seu melhor momento no jogo e dai até ao intervalo ainda viu Victor Braga defender para canto um remate de Hélder Ferreira de fora da área.
Na segunda parte o papel de dominador do jogo teve uma natural mudança para a equipa arouquense, que estava em desvantagem no marcador e arriscou com mais gente no ataque.
Os Castores passaram a esperar pelo adversário no seu meio-campo e o jogo ofensivo passava por rápidas transições para surpreender a equipa da casa. É certo que o Paços nunca conseguiu criar muito perigo junto da baliza do Arouca nesta parte do encontro, mas a principal missão estava a ser cumprida em pleno, porque o Arouca também não conseguia ultrapassar a blindada defensiva dos Castores. O chuveirinho final para a área pacense obrigou à redobrada atenção de André Ferreira e seus pares, que se saíram a preceito pela tranquilidade que sempre transmitiram à restante equipa.
O apito final do árbitro Rui Costa reavivou os festejos pacenses, cientes da enorme importância dos três pontos alcançados e que elevaram a equipa até aos 30 pontos somados na prova. Uma grande alegria que foi compartilhada com todos os adeptos pacenses, em plena comunhão no principal objetivo da temporada que passa por alcançar a manutenção na I Liga.
O FC Paços de Ferreira volta a jogar no domingo (dia 20), recebendo no Estádio Capital do Móvel o Moreirense FC (15h30), para a 27ª jornada da I Liga.

Estádio: Municipal de Arouca
Árbitro: Rui Costa (AF Porto), auxiliado por João Bessa Silva e Carlos Martins.
4ª árbitro: Carlos Macedo.
Disciplina: Cartão Amarelo; Luiz Carlos (7’), Bukia (49’), Hélder Ferreira (59’), Galovic (64’), Matchoi (67’), André Ferreira (78’), Adrian Butzke (80’), Pité (80’) e Quaresma (89’).

FC AROUCA: Victor Braga; Thales Oleques, João Basso, Galovic e Mateus Quaresma (Wellington Nem, 89’); Leandro Silva, Pedro Moreira (Pité, 74’) e David Simão (Oday Dabbagh, 60’); André Bukia (Antony, 60’), André Silva e Arsénio (Bruno Marques, 45’).
Não utilizados: Zubas; Tiago Esgaio, Abdoulaye e Marcos Soares.
Treinador: Armando Evangelista

FC PAÇOS DE FERREIRA: André Ferreira; Juan Delgado (Fernando Fonseca, 68’), Marco Baixinho, Nuno Lima e Antunes; Nuno Santos (Lucas Silva, 77’), Luiz Carlos e Nico Gaitan (Matchoi, 57’); Hélder Ferreira (Rui Pires, 68’); Denilson Jr. (Adrian Butzke, 77’) e Uilton.
Não utilizados: Vekic; Luís Bastos, Pedro Ganchas e Diaby.
Treinador: César Peixoto

Ao intervalo: 0-1
`
Resultado Final: 0-1

Marcadores: 0-1 Nico Gaitan (33’)

Noticias Relacionadas