Castores quiseram selar a tranquilidade perante os seus adeptos
Adrian Butzke e Uilton marcaram na vitória sobre o Moreirense (2-1)
O grande momento que o Paços atravessa na I Liga merecia que fosse um triunfo e uma boa exibição a presentear os muitos adeptos que se deslocaram à Mata Real para apoiar a equipa. Cientes da importância do resultado para a sua tranquilidade classificativa, os Castores partiram desde o minuto inicial à procura dos três preciosos pontos. A equipa assumiu o comando do jogo, mas só aos 22 minutos conseguiu criar grande perigo para o adversário. Antunes rompeu pela esquerda e serviu Adrian Butzke no coração da área. O avançado recebeu a bola e rematou forte e colocado para uma grande defesa de Pasinato a negar-lhe o golo. O Paços estava claramente ao ataque e Nuno Santos fez mesmo golo quatro minutos depois, após assistência de Juan Delgado. No entanto, o VAR detetou a posição irregular do lateral chileno e o resultado manteve-se a zero deixando, contudo, no ar a certeza de que era uma questão de minutos até o Paços abrir o marcador. Juan Delgado voltou a ser o protagonista dez minutos depois, assistindo Adrian Butzke na área e o seu toque subtil foi suficiente para desviar a bola para a baliza, levantando o Estádio das cadeiras para festejar um golo que, agora, valia. Foi com naturalidade que o Paços saiu a vencer para o intervalo.
A segunda parte começou com a equipa visitante a entrar forte, tentando repor a igualdade, e teve logo duas ocasiões de golo, sendo a primeira evitada de forma espetacular por André Ferreira e, na segunda, a bola saiu rente ao poste após remate de primeira do recém-entrado Franco. Á terceira foi mesmo de vez para o Moreirense e Yan Matheus fez o golo com um belo remate de fora da área.
A igualdade reabriu a discussão pela vitória e foi a vez do Paços reassumir o controlo do jogo. Aos 60 minutos Uilton roubou a bola a um adversário logo à saída da área pacense e galgou todo o campo para rematar para golo na área contrária. Um grande lance que foi outra vez anulado por intervenção do VAR, decidindo Hélder Malheiro que o avançado pacense cometeu falta quando ganhou a bola no início da jogada.
Os Castores não desistiam de chegar à vitória e, dez minutos depois, uma grande troca de bola à entrada da área visitante permitiu que Hélder Ferreira chutasse forte para defesa de Pasinato. Foi o prenúncio do golo que surgiria no minuto seguinte. Luiz Carlos cruzou da direita e Nico Gaitan subiu na área para cabecear à trave, sobrando a bola para a recarga vitoriosa de Uilton. Estava feito o 2-1 e reposta a justiça na vantagem da equipa pacense. Os adeptos estavam a gostar da exibição pacense e incentivaram os atletas a chegar a um novo golo que garantisse a tranquilidade. É verdade que esse golo não chegou, mas também não foi necessário para garantir o triunfo pois a concentração pacense conseguiu levar a vantagem até ao apito final do árbitro.
Os demorados festejos finais dos atletas com os adeptos foram o claro sinal de que o principal objetivo da temporada está bem próximo de ser alcançado e, agora, é olhar para cima nas sete jornadas que faltam disputar na Liga.
O campeonato terá agora um fim-de-semana de pausa para os compromissos da seleção nacional e regressará com a deslocação do FC Paços de Ferreira ao Estádio de Alvalade para a realização da 28ª jornada da prova.
Estádio: Capital do Móvel
Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa), auxiliado por Gonçalo Freire e Rui Cidade.
4ª árbitro: Rui Lima.
Disciplina: Cartão Amarelo; Ibrahima (45’+1), Luiz Carlos (51’), André Luis (61’), Jefferson Junior (76’), Artur Jorge (80’) e Uilton (90’+4).
FC PAÇOS DE FERREIRA: André Ferreira; Juan Delgado, Marco Baixinho, Nuno Lima e Antunes (Maracás, 90’); Nuno Santos (Lucas Silva, 90’), Luiz Carlos e Nico Gaitan (Rui Pires, 76’); Hélder Ferreira (Matchoi, 74’); Adrian Butzke (Deni Jr., 74’) e Uilton.
Não utilizados: Vekic; Fernando Fonseca, Luís Bastos e Diaby.
Treinador: César Peixoto
MOREIRENSE FC: Pasinato; Paulinho (Rodrigo Conceição, 90’), Artur Jorge, Rosic e Pedro Amador; Fábio Pacheco (Rafael Martins, 73’), Ibrahima (Franco, 45’) e Jefferson Júnior; Yan Matheus (Galego, 86’), André Luís e Walterson (Derik, 73’).
Não utilizados: Kewin Silva; Matheus Silva, Sori Mané e Pablo Santos.
Treinador: Ricardo Sá Pinto
Ao intervalo: 1-0
`
Resultado Final: 2-1
Marcadores: 1-0 Adrian Butzke (39’); 1-1 Yan Matheus (50’); 2-1 Uilton (70’).
