Novo ano, a mesma vontade de vencer

2019 começa com jogo frente ao FC Arouca

O ano 2018 terminou de forma positiva para o FC Paços de Ferreira. Os Castores recuperaram a liderança (e ainda têm menos um jogo relativamente ao segundo classificado) depois de uma vitória expressiva por 0-4 contra o Académico de Viseu FC, e encerraram a participação na fase de grupos da Allianz Cup no terceiro lugar e após grandes exibições dos jogadores menos utilizados do plantel, naquele que foi o último jogo do ano, frente ao Rio Ave FC. Neste momento, o foco está totalmente direcionado para a Ledman LigaPro e amanhã, pelas 17h, será disputado o encontro da 14ª jornada com o FC Arouca, no Estádio Capital do Móvel.

E se de um lado se vê a luta pela subida, do outro temos mais uma tentativa de fuga aos lugares de despromoção. Os arouquenses chegam à Mata Real vindos de uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer (derrota por 2-0 contra a Académica, derrota por 0-1 contra o Varzim SC, e dois empates a duas bolas com SC Covilhã e Vitória SC B) e numa posição delicada na classificação da Segunda Liga. O FC Arouca está no antepenúltimo lugar com 12 pontos, contando-se três vitórias, três empates e sete derrotas. Tem 14 golos marcados, em 13 jogos, e 20 sofridos, sendo assim a terceira pior defesa da prova.

Do plantel orientado pelo técnico Quim Machado, o destaque vai para Cephas Malele, que leva seis tiros certeiros nesta época, quatro deles na Ledman LigaPro. Ao avançado suíço, juntam-se ainda Victor Massaia e André Bukia, com três golos cada no campeonato, sendo os segundos melhores marcadores do Arouca. Estes três atletas fazem parte do onze inicial que poderá alinhar na Capital do Móvel: Igor Stefanovic, Benny, Victor Massaia, Kiko, Thales, Didi, Adílio Santos, Cephas Malele, Fábio Fortes e André Bukia.

Relativamente ao plantel pacense, Marcos Valente não poderá ser opção para Vítor Oliveira, uma vez que foi expulso diante do Rio Ave FC e cumpre, agora, um jogo de castigo. Os reforços Rafael Barbosa e Elves Baldé também não irão fazer as respetivas estreias neste encontro, pois ainda não podem ser utilizados. Uma nota ainda para Barnes: o camisola 16 dos Castores é o único jogador que já vestiu as cores do adversário. Na última temporada esteve ao serviço dos arouquenses e marcou três golos.

FC Paços de Ferreira e FC Arouca encontraram-se pela primeira vez na Taça de Portugal, já estiveram frente a frente na Taça da Liga, já se defrontaram na Liga NOS, mas este será o primeiro jogo em que são adversários na Segunda Liga. Das 12 partidas já realizadas, a vantagem veste-se de amarelo e verde. A equipa da Capital do Móvel venceu cinco, empatou seis e perdeu apenas uma, tendo ainda marcado 18 golos e sofrido 12. A maior vitória do Paços em casa foi por 3-1, na 24ª jornada da Liga ZON Sagres 2013/2014; e, curiosamente, 1-3 foi o maior triunfo dos Castores no terreno do Arouca, triunfo esse conseguido quando decorria a 30ª jornada da Liga NOS 2014/2015. O último confronto entre ambos foi a contar para a segunda fase da Taça CTT 2017/2018, e terminou com uma vitória da formação da Capital do Móvel por 1-2, com golos da autoria de Xavier e Diego Medeiros.

Noticias Relacionadas