6 de novembro de 1893: Dia do Concelho de Paços de Ferreira

9 de Janeiro, 2024

Crianças a entrar no Estádio Capital do Móvel com a equipa de arbitragem e as equipas do FC Paços de Ferreira e do Académico de Viseu FC, levando bandeiras das freguesias do concelho de Paços de Ferreira, no dia do Município (6 de novembro).

Como consequência da reforma administrativa que acabou com os pequenos concelhos e dividiu as freguesias dos grandes para uma melhor comodidade dos povos – a mais importante realizada em Portugal Continental até então – foi publicado um decreto datado de 6 de novembro de 1836 e promulgado pela rainha Maria II com as novas “divisões” da parte continental do país. Foi, então, a partir deste decreto que se criou o concelho de Paços de Ferreira na comarca de Penafiel, com 2.417 fogos. Até então, a Câmara havia funcionado em Sobrosa, freguesia do atual concelho de Paredes – segundo o site oficial da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

“Acórdão em Câmara: que êste concelho (de Paços de Ferreira) ficasse dividido em seis distritos com juízes de paz.  O 1º – Frazão, Seroa, Arreigada e Modelos; 2º – Paços de Ferreira, Meixomil e Eiriz; 3º – Carvalhosa, Sanfins e Lamoso; 4º – Raimonda, Codeços e Figueiró; 5º Freamunde e Ferreira; 6º – Figueiras e Covas.”

De acordo com a ata de 1 de maio de 1837, assim estaria dividido o concelho de Paços de Ferreira. Atualmente, o município ocupa uma área de 70,99km2 e, de acordo com os dados de 2021, tem uma população de 55.623 habitantes, divididos por 12 freguesias: Carvalhosa, Eiriz, Ferreira, Figueiró, Frazão/Arreigada, Freamunde, Meixomil, Paços de Ferreira, Penamaior, Raimonda, Sanfins/Lamoso/Codessos e Seroa. De notar que as freguesias de Figueiras e Covas são agora pertencentes ao concelho de Lousada.

 

Data assinalada na Mata Real

O concelho de Paços de Ferreira comemorou o 187º aniversário a 6 de novembro de 2023 – dia da receção dos Castores ao Académico Viseu FC. Assim, o clube não deixou passar a data em branco e fez com que as freguesias do município “desfilassem” no relvado, antes do apito inicial.

Alinhamento das equipas no jogo entre FC Paços de Ferreira e Académico de Viseu FC, com as crianças que levaram as bandeiras das freguesias do concelho para assinalar o dia do Município (06 de novembro).

O Futebol Clube de Paços de Ferreira agradece a participação das Juntas de Freguesia nesta iniciativa. E, mais uma vez, toda a instituição reforça o seu orgulho por fazer parte deste concelho.

No Estádio Capital do Móvel, Aldair comemora o terceiro golo do FC Paços de Ferreira frente ao FC Porto B, na 16ª jornada da Liga Portugal 2.

Liga Portugal 2: Paços entra no novo ano a vencer o FC Porto B

10 de Janeiro, 2024