Como consequência da reforma administrativa que acabou com os pequenos concelhos e dividiu as freguesias dos grandes para uma melhor comodidade dos povos – a mais importante realizada em Portugal Continental até então – foi publicado um decreto datado de 6 de novembro de 1836 e promulgado pela rainha Maria II com as novas “divisões” da parte continental do país. Foi, então, a partir deste decreto que se criou o concelho de Paços de Ferreira na comarca de Penafiel, com 2.417 fogos. Até então, a Câmara havia funcionado em Sobrosa, freguesia do atual concelho de Paredes – segundo o site oficial da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
“Acórdão em Câmara: que êste concelho (de Paços de Ferreira) ficasse dividido em seis distritos com juízes de paz. O 1º – Frazão, Seroa, Arreigada e Modelos; 2º – Paços de Ferreira, Meixomil e Eiriz; 3º – Carvalhosa, Sanfins e Lamoso; 4º – Raimonda, Codeços e Figueiró; 5º Freamunde e Ferreira; 6º – Figueiras e Covas.”
De acordo com a ata de 1 de maio de 1837, assim estaria dividido o concelho de Paços de Ferreira. Atualmente, o município ocupa uma área de 70,99km2 e, de acordo com os dados de 2021, tem uma população de 55.623 habitantes, divididos por 12 freguesias: Carvalhosa, Eiriz, Ferreira, Figueiró, Frazão/Arreigada, Freamunde, Meixomil, Paços de Ferreira, Penamaior, Raimonda, Sanfins/Lamoso/Codessos e Seroa. De notar que as freguesias de Figueiras e Covas são agora pertencentes ao concelho de Lousada.
Data assinalada na Mata Real
O concelho de Paços de Ferreira comemorou o 187º aniversário a 6 de novembro de 2023 – dia da receção dos Castores ao Académico Viseu FC. Assim, o clube não deixou passar a data em branco e fez com que as freguesias do município “desfilassem” no relvado, antes do apito inicial.
O Futebol Clube de Paços de Ferreira agradece a participação das Juntas de Freguesia nesta iniciativa. E, mais uma vez, toda a instituição reforça o seu orgulho por fazer parte deste concelho.