A Liga Portugal Meu Super 2025/2026 arrancou oficialmente e teve o Estádio Capital do Móvel como palco – com FC Paços de Ferreira e FC Vizela a darem o pontapé de saída. O resultado não foi o desejado pelos Castores (1-2), mas a equipa deixou bons indicadores neste começo de época.
O conjunto pacense sabia da exigência do encontro, não fosse o FC Vizela um dos sérios candidatos à subida – depois de ter ficado às portas do acesso na época transata. Com um «onze» com quatro novidades – Vlad, jovem da formação que integra este ano o plantel profissional, Tiago Ferreira, Francisco Ramos e João Victor – o FC Paços de Ferreira apresentou-se organizado e a tentar, assim, surpreender o adversário. E foi aos 25 minutos que o golo surgiu. Costinha recebeu a bola e rematou para o fundo das redes vizelenses, colocando então a equipa em vantagem.
Contudo, na segunda parte, uma melhor entrada do FC Vizela resultou numa reviravolta em cinco minutos. Primeiro foi Bastunov a fazer o empate aos 54’ e depois foi Thio quem concretizou o 1-2, aos 59’.
Os Castores tentaram responder, e Lumungo teve a melhor oportunidade de estabelecer a igualdade. Depois de subir terreno numa excelente arrancada, ficou de caras com o guardião Antonio Gomís, que, no entanto, travou a investida.
Aos 85 minutos, João Pinto foi expulso com vermelho direto após chamada do VAR.
Por fim, uma nota de destaque para o minuto 18, quando o público da Mata Real se levantou para aplaudir e prestar uma sentida homenagem a Diogo Jota, que aqui deu os seus primeiros passos como atleta profissional.
O próximo desafio é já a 16 de agosto, pelas 15h30. O FC Paços de Ferreira desloca-se ao Fontelo para assim defrontar o Académico de Viseu FC.
Liga Portugal Meu Super (1ª Jornada): FC Paços de Ferreira x FC Vizela
09 de agosto | 11h00 | Estádio Capital do Móvel
11 FCPF: Marafona, Anilson, Diegão, Tiago Ferreira (C), Gonçalo Cardoso, Vlad, Francisco Ramos, Pavlic, Lumungo, Costinha e João Victor
Jogaram ainda: Miguel Mota (60’, Anilson), João Caiado (60’, Costinha), Liberal (74’, Gonçalo Cardoso) e André Sousa (74’, João Victor)
11 FCV: Antonio Gomís, Busnic, J. Sampaio, B. Godwin, Thio, Moha M., Jota, Bastunov, M. Tavares, Morschel e M. Garrido
Jogaram ainda: Rhyner (45’, B. Godwin), Ítalo (79’, M. Tavares), Leverton (79’, Jota), Obradovic (79’, Bastunov) e Hristov (87’, J. Sampaio)
Resultado: 1-2 (1-0 ao intervalo)
Marcador: Costinha (25’), Bastunov (54’) e Thio (59’)
Cartões Amarelos: B. Godwin (30’), Costinha (33’), Jota (48’), Thio (60’), Miguel Mota (63’), Rhyner (71’), Busnic (88’), Moha M. (90’), M. Garrido (90+4’) e Antonio Gomis (90+7’)
Cartão Vermelho: João Pinto (85’)