O FC Paços de Ferreira e o SCU Torreense chegaram a acordo para a transferência a título de empréstimo do atleta David Costa. Este acordo é válido até ao final da temporada, tendo o emblema pacense opção de compra.
O médio de 22 anos – com nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana – fez a sua formação no Real SC, SL Benfica, CD Tondela e SCU Torreense. Em Torres Vedras, depois de então concluir a época como Sub-19, jogou pela equipa Sub-23 e pela equipa principal do SCUT no ano seguinte, em 2023/2024. A estreia na Segunda Liga aconteceu a 1 de abril de 2024, no derby do Oeste diante do CD Mafra, tendo David Costa também marcado o seu primeiro golo pela equipa principal.
Na época transata, David Costa fez 30 jogos com a equipa principal e dois golos, e jogou ainda outras cinco partidas pelos Sub-23. Já na atual temporada, antes da mudança para a Capital do Móvel, continuou a alinhar pelos dois escalões do SCU Torreense.
Em junho de 2025, o jovem médio representou a seleção de futebol de Cabo Verde.

As primeiras impressões
“Quando soube da proposta do Paços fiquei contente, porque sei a história que o clube tem, sei dos adeptos e da «casa» que o Paços pode ter, e decidi aceitar. É um grande desafio e eu gosto de desafios. Aceitei com muita alegria e com uma vontade imensa”, disse David Costa na chegada à Mata Real.
Para o médio, “as primeiras impressões são as mais importantes” e as que teve até agora foram as melhores: “Fui muito bem recebido pelos colegas. Além disso, as infraestruturas do Paços de Ferreira são de um clube de topo, e acredito que aqui vou ter muito sucesso”.
David Costa define-se como “um jogador inteligente, que percebe os passos do jogo e com uma grande capacidade de ficar com bola”. Aos Pacenses deixou uma mensagem: “Quero dizer aos adeptos que enquanto vestir esta camisola e tiver este símbolo ao peito, vou dar tudo para ajudar o Paços a atingir os seus objetivos”.
Bem-vindo ao FC Paços de Ferreira, David Costa!
