Comunicado da Direção do FC Paços de Ferreira: Agendamento

22 de Janeiro, 2026

No seguimento do Comunicado Oficial n.º 203 da Liga Portugal, que versa sobre o agendamento dos jogos das jornadas 20 e 21 da Liga Portugal 2 Meu Super, a FC Paços de Ferreira SDUQ vem tecer os seguintes comentários:

1 – No dia 19 de janeiro, como habitualmente faz na véspera de reuniões de agendamento de jogos, a Comissão Permanente de Calendários partilhou com as Sociedades Desportivas o draft da marcação das jornadas, onde a nossa Sociedade Desportiva tomou conhecimento da intenção da Liga Portugal em agendar o jogo FC Paços de Ferreira x Sporting CP B para terça-feira (10 de fevereiro), às 20:15h;

2 – Prontamente, pelos canais apropriados, a FC Paços de Ferreira SDUQ demonstrou a sua oposição à realização do jogo num dia e hora em que habitualmente não se realizam jogos da competição;

3 – No dia 20 de janeiro, pelas 15:00h, os clubes reuniram-se em videochamada e, novamente, a nossa Sociedade Desportiva demonstrou a sua insatisfação pela proposta apresentada, solicitando que o jogo se realizasse no domingo, 8 de fevereiro, data para a qual existe apenas um jogo da Liga Portugal 2 Meu Super agendado;

4 – O Operador TV, no caso a Sport TV, não demonstrou qualquer oposição à realização do jogo no domingo, desde que o início do mesmo se verificasse às 11:00h. Situação à qual a nossa Sociedade Desportiva não se opôs.

5 – Os representantes da Liga Portugal argumentaram que a marcação do jogo para terça-feira se devia então às Eleições Presidenciais e ao jogo da UEFA Youth League entre Puskas e Sporting CP, no dia 4 de fevereiro.

6 – Relativamente à realização das Eleições Presidenciais, o argumento não colhe aceitação da nossa parte, uma vez que no passado fim-de-semana se realizaram 4 jogos, e no dia 8 de fevereiro há jogos da Liga Portugal agendados.

7 – Relativamente ao jogo da Youth League, e fazendo votos a nossa Sociedade Desportiva de que o Sporting CP possa ir o mais longe possível na competição, entendemos que a realização de um jogo da equipa Sub-19 do Sporting CP não pode ser justificação para a alteração da data de jogo da equipa B. E ainda que se tratasse da mesma equipa, o tempo de descanso entre as partidas seria totalmente cumprido, caso o jogo se realizasse no domingo.

8 – Apesar da nossa argumentação e da concordância da Sport TV em realizar um jogo domingo, entendeu a Liga Portugal, de forma unilateral, agendar o jogo para terça-feira, dia 10 de fevereiro. Situação que nos causa espanto, uma vez que, em situações análogas, as decisões vão de encontro à maioria de interessados na alteração – o que neste caso se verifica, por não existir oposição do Operador TV ao nosso pedido.

9 – Com esta decisão, a Liga Portugal demonstrou total desinteresse pelos interesses dos adeptos do nosso clube e do Sporting CP. Numa era onde se quer vender a ideia de que o adepto é importante e de que tudo devemos fazer para o atrair ao estádio, as decisões demonstram precisamente o contrário.

10 – A Liga Portugal não quis prestar atenção ao facto de que, depois do jogo com o Sporting CP B, voltamos a jogar na condição de visitados frente ao SCU Torreense, e que o jogo terá de se realizar no máximo até domingo, uma vez que cumprimos já o número de jogos a que somos obrigados a disputar como visitados à segunda-feira. Uma situação que tem impacto nos microciclos de trabalho, não apenas da nossa equipa profissional, mas também dos técnicos de manutenção do relvado, que terão uma janela temporal muito reduzida para que possamos apresentar um relvado em condições para um jogo de futebol profissional. Um facto que merece especial atenção no inverno e que a Liga Portugal ignorou.

11 – A Liga Portugal não quis prestar atenção aos compromissos comerciais que a nossa Sociedade Desportiva tem com os seus patrocinadores e que, com esta decisão, veem a sua audiência reduzir significativamente, num jogo que podia até ter um impacto mediático um pouco superior ao habitual, por se tratar da visita de uma equipa de uma das maiores instituições desportivas portuguesas à nossa casa.

12 – A nossa Sociedade Desportiva tem procurado sempre ajudar ao normal desenvolvimento da competição. Exemplos disso são as sucessivas vezes que temos cedido a nossa casa para que outras Sociedade Desportivas aqui possam jogar.

13 – Assim, e por respeito aos nossos sócios mas também a todos os adeptos de futebol em Portugal, sentimos a necessidade de demonstrar publicamente o repúdio pelo agendamento de um jogo de futebol da Liga Portugal 2 Meu Super para a data e hora já mencionados.

A Direção do Futebol Clube de Paços de Ferreira
Paços de Ferreira, 22 de janeiro de 2026

A equipa do FC Paços de Ferreira comemora o golo de Rui Fonte frente ao CF "Os Belenenses", na 34ª e última jornada da Liga Portugal 2 2023/2024.

Liga Portugal 2: Época fecha com triunfo e quinto lugar

18 de Maio, 2024

Cipenga a marcar o segundo golo do FC Paços de Ferreira no jogo-treino frente ao Varzim SC.

Amigável: Jogo treino vitorioso frente ao Varzim SC

22 de Março, 2024

No Estádio Capital do Móvel, Aldair comemora o terceiro golo do FC Paços de Ferreira frente ao FC Porto B, na 16ª jornada da Liga Portugal 2.

Liga Portugal 2: Paços entra no novo ano a vencer o FC Porto B

10 de Janeiro, 2024