Esclarecer e combater o match-fixing

9 de Janeiro, 2024

Plantel profissional do Paços assiste à sessão de esclarecimento sobre o match-fixing, promovida pela FPF.

Durante a paragem do campeonato, a Federação Portuguesa de Futebol promoveu uma sessão de sensibilização no sentido de esclarecer e combater o match-fixing. A iniciativa destinou-se a todos os clubes participantes na Taça de Portugal nesta temporada 2023/2024, no qual se insere o FC Paços de Ferreira.

O match-fixing – ou manipulação de resultados, em português – é um fenómeno transversal, que se verifica tanto nos escalões de formação como nos escalões profissionais, independentemente da competição. Este fenómeno consiste na influência irregular no resultado de um jogo, de maneira a que quem o faz ou terceiros obtenham vantagens. Uma vez que esta manipulação compromete o carácter de incerteza associado a um resultado de qualquer competição, a verdade desportiva sai afetada.

De acordo com o Sindicato dos Jogadores, “independentemente da competição em que o/a jogador/a de futebol participa, o match-fixing é punido disciplinarmente. Além disso, em Portugal configura também um crime”. A somar ao pagamento de uma multa, o atleta pode enfrentar uma suspensão de dois a dez anos, segundo o regulamento disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol.

Também no Regulamento Disciplinar das Competições Organizadas pela Liga Portugal, situações como o match-fixing têm punições atribuídas. As penalizações encontram-se definidas nos artigos 62, 63 e 64 do referido documento.

 

Combate o match-fixing

Se és jogador, árbitro, treinador ou dirigente de um clube ou sociedade desportiva, atenta nestes três pontos do Código de Conduta da Federação Portuguesa de Futebol e do Sindicato dos Jogadores:

  1. Reconhece: não te deixes enganar por quem te faça promessas, ofereça dinheiro ou outros presentes para viciar um jogo ou resultado!
  2. Rejeita: não aceites combinar um resultado nem apostes no teu próprio jogo, competição ou desporto. Não permitas que ninguém aposte por ti. Diz não!
  3. Reporta: se alguém se aproximar de ti para combinar um resultado ou um jogo, se te oferecerem dinheiro em troca de favores ou informação confidencial, denuncia em integridade.fpf.pt.
No Estádio Capital do Móvel, Aldair comemora o terceiro golo do FC Paços de Ferreira frente ao FC Porto B, na 16ª jornada da Liga Portugal 2.

Liga Portugal 2: Paços entra no novo ano a vencer o FC Porto B

10 de Janeiro, 2024