No último sábado, 20 de janeiro, a Federação Portuguesa de Futebol entregou os diplomas e placas que certificam as entidades formadoras pertencentes à AF Porto. O FC Paços de Ferreira recebeu a certificação de Entidade Formadora de Futebol e de Futsal, comprovando a qualidade do trabalho de ambos os departamentos.
A nível nacional, de acordo com a FPF, o número de candidaturas de clubes e de entidades formadoras no processo de certificação voltou a aumentar. Se na época 2022/2023 se registaram 1187, na temporada 2023/2024 a FPF recebeu mais 95, dando um total de 1282 candidaturas. Tendo em conta que existem cerca de 1300 clubes com equipas de formação no futebol e no futsal – tanto masculino como feminino –, isto significa que já 98,6% dos clubes formadores em Portugal integram o processo de certificação.
De todas as associações, a AF Porto foi aquela que registou um maior crescimento de clubes certificados face à época anterior – de 154 para 185.
O FC Paços de Ferreira tem 4 Estrelas como Entidade Formadora Certificada de Futebol e 3 Estrelas como Entidade Formadora Certificada de Futsal.
Sobre o processo de certificação da FPF
O processo de certificação da Federação Portuguesa de Futebol realiza-se a nível nacional, ajudando os clubes a melhorar os seus objetivos e a garantir uma formação de futebol ou de futsal adequada, certificada e contínua a todos os jovens. Assim, incentiva-os igualmente a melhorar o acompanhamento aos atletas, desportivamente e pessoalmente, procurando elevar os padrões de qualidade formativos praticados em Portugal.
Alguns dos critérios de certificação tidos em conta são: Planeamento Estratégico e Orçamento, Estrutura Organizacional e Manual de Acolhimento e Boas Práticas Recrutamento e/ou Angariação, Formação Desportiva Acompanhamento Médico-Desportivo, Acompanhamento Escolar, Pessoal e Social, Recursos Humanos, Instalações e Logística e Produtividade. O processo tem de ser feito todas as épocas, uma vez que não se valida automaticamente de temporada para temporada.
A fim de obteres mais informações sobre a Certificação de Entidades Formadoras, consulta o site da Federação Portuguesa de Futebol.