O FC Paços de Ferreira fechou a contratação do seu sexto reforço para 2025/2026 – trata-se de Francisco Ramos, médio português de 30 anos. O contrato é válido até 2028.
Formado no Varzim SC, FC Padroense e FC Porto, foi na equipa B dos «Dragões» que se estreou como sénior, em 2014/2015, e se sagrou campeão da Segunda Liga na época seguinte. Francisco Ramos foi opção em alguns jogos da equipa principal do FC Porto, e, em Portugal, defendeu ainda as cores Vitória SC, CD Santa Clara e CD Nacional.
Em janeiro de 2023, deixa a ilha da Madeira para assim ter a sua primeira experiência fora de Portugal. Francisco ruma, então, à Polónia para alinhar pelo Rodomiak Radom – onde esteve até à sua mudança para a Capital do Móvel. Na última temporada fez 18 jogos.
Francisco Ramos é também internacional pelas seleções de base de Portugal.
O primeiro contacto
“Estou muito feliz por cá estar. O que me levou mesmo a aceitar esta proposta foi o clube em si e as pessoas que me convidaram. O Paços é um clube muito bem estruturado, com umas infraestruturas muito boas; é um histórico de Portugal, habituado a estar noutros patamares”, começou por dizer Francisco Ramos, após a assinatura do contrato.
Depois de mais de dois anos fora do país, o novo reforço dos «Castores» está entusiasmado com este regresso ao futebol português. E as expectativas não podiam ser mais positivas: “Na Polónia continuei a acompanhar bem de perto tanto a Primeira como a Segunda Liga. Por isso, espero um campeonato muito competitivo, mas acho que o Paços estará pronto para esta viagem. Vai corresponder às expectativas, vai lutar jogo a jogo. Vai ser Paços, e isso é o mais importante”.
Como pontos fortes, Francisco Ramos destaca a qualidade do passe, a inteligência e a capacidade de liderança dentro do campo.
Aos Pacenses, o médio português deixa umas palavras: “Sei que o ano anterior foi difícil, mas quero deixar uma mensagem de esperança. Novas coisas estão por vir, o clube vai-se reerguer, por isso é preciso paciência, esperança; mas será um ano à Paços. Que no final estejamos, então, todos a sorrir.”
Bem-vindo ao FC Paços de Ferreira, Francisco Ramos!