O FC Paços de Ferreira fechou a contratação de mais um reforço neste mercado de transferências: trata-se de Gonçalo Cardoso, defesa central português de 23 anos, proveniente do FC Lokomotiv Sofia, da Bulgária. Clube e atleta assinaram um contrato válido para as próximas cinco temporadas.
Natural de Marco de Canaveses, foi lá que começou a dar os seus primeiros passos no futebol, na AD Marco 09. Posteriormente, deu continuidade à sua formação no FC Penafiel, tendo cumprido o seu último ano de Júnior no Boavista FC. Nos «Axadrezados» fez a sua estreia como sénior, em 2018/2019, com 18 jogos realizados.
Na temporada 2019/2020, Gonçalo Cardoso rumou ao West Ham (Inglaterra), clube onde representou a equipa Sub-23. Seguiram-se passagens pelo FC Basel (Suíça) e pelo Real Betis (Espanha), até que em 2022/2023 regressou a Portugal, para defender as cores do CS Marítimo. Já na época transata, o mais recente «Castor» voltou ao estrangeiro, desta feita, então, à Bulgária. Pelo FC Lokomotiv Sofia, fez 18 partidas e apontou um golo.
Gonçalo Cardoso também representou as seleções de base de Portugal, destacando-se a presença no Campeonato da Europa Sub-19 de 2019, na qual foi finalista.
Uma mudança muito desejada
O projeto ideal no tempo certo. Assim podemos definir esta ligação de Gonçalo Cardoso com o FC Paços de Ferreira. O desejo de regressar ao seu país era evidente, mas poder fazê-lo pelos «Castores» tornou a decisão muito fácil de ser tomada: “Em Portugal, quando se fala de Paços de Ferreira no mundo do futebol, toda a gente conhece a sua história e dimensão. Só isso já facilitou muito o processo. Além do mais, têm sido anos bastante agitados em termos de mudanças e sentia que era o momento de voltar. Então, quando surgiu a oportunidade de me juntar ao Paços, fiquei muito satisfeito e também com muita vontade que se concretizasse. Queria muito fazer parte deste projeto”.
As passagens por Inglaterra, Suíça, Espanha e Bulgária – apesar de difíceis por ter de ficar longe da família – revelaram-se muito importantes e excelentes fontes de conhecimento. Algo que o ajudou a “evoluir tanto pessoal como profissionalmente”, graças à oportunidade de conhecer “países, culturas e estilos de futebol diferentes”.
Na retina dos adeptos portugueses ainda poderá estar a excelente época de Gonçalo Cardoso ao serviço do Boavista FC. Mas o atleta não tem dúvidas: é, hoje, “um jogador melhor”. “Já passaram muitos anos, eu era muito novo nessa altura e aconteceu tudo bastante rápido. Hoje sinto-me muito mais experiente, muito mais maduro, e fui acumulando bastante experiência nestes últimos anos no futebol, por isso espero que os adeptos possam contar com uma versão bastante melhor do que a que viram nessa época”, refere.
Concentração, foco, disciplina e trabalho são palavras que vão acompanhando Gonçalo Cardoso ao longo da sua carreira. O novo reforço pacense caracteriza-se ainda como um jogador “bastante comunicativo no jogo, agressivo e forte no jogo aéreo”.
Bem-vindo ao FC Paços de Ferreira, Gonçalo!