Na última jornada de 2023 da Liga Portugal 2, o FC Paços de Ferreira recebeu o SL Benfica B. Aquele que poderia ter sido, até ao momento, o melhor jogo da época, ficou marcado pela má decisão do árbitro na expulsão de Matchoi ao minuto 44. Decisão essa que, aliás, lesou o conjunto pacense e condicionou o resto da partida.
O FC Paços de Ferreira entrou em grande forma no encontro, determinado a fazer o golo. E o golo realmente chegou, à passagem do minuto quatro, com Matchoi a finalizar, após um excelente trabalho coletivo. A vantagem dos Castores estava, assim, confirmada, mas durou apenas dez minutos, pois Benchimol acabaria por estabelecer o empate.
O ritmo não quebrou e os Castores procuraram voltar a estar por cima do marcador – o que aconteceu dez minutos depois. Fora da área, Cipenga aproveitou e disparou em direção à baliza adversária, concretizando o terceiro golo da tarde. Mas quem também não desperdiçou foi Benchimol, que aos 30 minutos viu Marafona errar e fez o bis.
Foi já em cima do intervalo que, então, tudo mudou. Matchoi teve um choque com Pedro Santos que levou o árbitro Gonçalo Neves a puxar do cartão vermelho. O VAR ainda alertou o juiz, mas a decisão não foi revertida – prejudicando o Paços e o próprio espetáculo.
Na segunda parte, e mesmo com menos um jogador em campo, o FC Paços de Ferreira não se deixou abater e conseguiu construir lances perigosos, mas o 2-2 não se desfez. Nota ainda para uma fantástica intervenção de Marafona ao minuto 84, que negou o golo a Gerson e segurou a igualdade.
Na 16ª jornada da Liga Portugal 2, a equipa recebe o FC Porto B, sendo que o pontapé de saída está marcado para o dia 8 de janeiro, às 14h.
Liga Portugal 2 (15ª jornada): FC Paços de Ferreira x SL Benfica B
30 de dezembro | 14h00 | Estádio Capital do Móvel
11 FCPF: Marafona (C), Jójó, Erick Ferigra, Pedro Ganchas, Simão Rocha, Luiz Carlos, Gorby, Welton Jr., Matchoi, Cipenga e Rui Fonte
Jogaram ainda: Marcos Paulo (73’, Gorby), Miguel (82’, Welton Jr.) e Chibozo (90+1’, Rui Fonte)
11 SLBB: Léo Kokubo, João Tomé, Gustavo Marques, Adrian Bajrami, Rafael Rodrigues, Nuno Félix, João Rêgo, Diogo Prioste, Pedro Santos, Gilson Benchimol e Gerson Sousa
Jogaram ainda: Miguel (77’, Rui Fonte), Tiago Ribeiro (87’, Gorby) e Costinha (87’, Welton Jr.)
Resultado: 2-2 (2-2 ao intervalo)
Marcadores: Matchoi (4’), Benchimol (14’ e 30’) e Cipenga (24’)
Cartões Amarelos: Rafael Rodrigues (19’), Jójó (31’), Rui Fonte (45+1’), Nuno Félix (56’), Simão Rocha (66’) e Hugo Félix (90’)
Cartão Vermelho: Matchoi (44’)